Visualização e Interpretação de Dados Sísmicos
O Tecgraf/PUC-Rio tem colaborado com a Petrobras na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para o processamento e a interpretação de dados sísmicos. Esta colaboração nasceu da necessidade de se pesquisar técnicas de visualização volumétrica específicas para dados sísmicos.
Posteriormente, foram desenvolvidas ferramentas para controle de qualidade da aquisição e do processamento, que auxiliam a identificação de marcas de aquisição e artefatos gerados no processamento, o que deu origem ao sistema v3o2.
Também foram criadas ferramentas que auxiliam a interpretação estrutural (mapeamento de camadas e falhas geológicas) e a interpretação estratigráfica (baseada na análise de vários atributos). Todas estas ferramentas se utilizam fortemente de métodos de visualização de dados sísmicos e estão disponibilizadas no sistema v3o2.
Em paralelo com este trabalho, pesquisas têm sido feitas nas áreas de Visualização Volumétrica, Processamento Distribuído, Aprendizado de Máquina e Visão Computacional, dentre outras, todas aplicadas a dados sísmicos.
Os trabalhos na área de dados sísmicos têm permitido a criação e disponibilização para a Petrobras de várias tecnologias inovadoras.
Gerente de Área
Pedro Mário Cruz e Silva
Missão
Desenvolver tecnologias inovadoras, para auxiliar o trabalho dos geofísicos e geólogos, ao longo de todo o ciclo de vida do dado sísmico, dentro da cadeia produtiva da empresa.
Ano de início da atuação
1996
Principais Tecnologias
- Segmentação de dados sísmicos em espaços de escala gaussiano
- Rastreamento automático de horizontes sísmicos
- Visualização volumétrica com iluminação
- Cluster para visualização de grandes volumes de dados
- Cálculo de atributos sísmicos para interpretação
- Visualização volumétrica combinada de atributos com opacidade bi e tri-dimensional
- AVO-3D (Amplitude Variation with Offset)
- Extração de superfícies de falha por aprendizado competitivo
- Compressão de dados sísmicos
- Estimativa do deslocamento aparente do reservatório usando sísmica 4D por métodos de visão computacional
- Visualização de linhas sísmicas (dados sísmicos 2D)