logo

Navegue por tags

academia AGU 2010 aquisição concurso congressos divulgação EAGE editais empregos ensino exploração EXPOGEF 2009 geociências geologia IAG-USP mercado mineraçao pesquisa petróleo pré-sal press-release SBGF SEG sísmica tecnologia

+ All tags

Enquete

As matérias publicadas pelo portal Geofísica Brasil deveriam estar disponíveis para ...
  O prazo para a entrega de projetos no Programa de Bolsas L’Oréal/UNESCO “Para Mulheres na Ciência” foi estendido para 25 de maio de 2010.

Iniciativa da L’Oreal Brasil em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a UNESCO no Brasil, o programa é uma versão regional do Prêmio L’Oréal/UNESCO Para Mulheres na Ciência (For Women in Science), e tem como objetivos incentivar a presença da mulher na linha de frente do conhecimento e garantir visibilidade ao trabalho de jovens pesquisadoras.

“O programa se fortalece mais a cada ano e reforça a convicção da L’Oréal de que ajudando as jovens pesquisadoras brasileiras estaremos impulsionando a Ciência e colaborando para o futuro do País”, afirma Simone Nogueira, diretora de Comunicação da L’Oréal Brasil.

As sete cientistas que apresentarem as melhores propostas de pesquisa nas áreas de Ciências Físicas; Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde; Ciências Químicas, e Ciências Matemáticas receberão uma bolsa-auxílio no valor equivalente a US$20 mil, para a aplicação em 12 meses em suas pesquisas. Desde a primeira edição, em 2006, o Programa de Bolsas “Para Mulheres na Ciência” já beneficiou 26 jovens cientistas brasileiras.

Em 2010, o júri responsável pela seleção dos melhores projetos será  presidido pelo presidente da Academia Brasileira de Ciências, o professor Jacob Palis Jr, e contará com representantes da UNESCO no Brasil e da L’Oréal, além de oito pesquisadores indicados pela ABC, quatro dos quais notáveis cientistas brasileiras contempladas pelo Prêmio L’ORÉAL/UNESCO Para Mulheres na Ciência (em âmbito internacional): a geneticista Mayana Zatz, a física Belita Koiller, a bióloga Lucia Previato e a astrônoma Beatriz Barbuy.

“Esta iniciativa é muito importante em termos de visibilidade, mas principalmente porque desmistifica a crença de que a mulher não tem cabeça para a Ciência. Mais do que isso, nos ajuda a mostrar que mulheres como nós que escolhemos essa carreira, são normais ou, pelo menos, fingimos muito bem”, brinca Mayana. “Somos vaidosas, mães, amigas e gostamos de nos divertir”, atesta.

L’Oréal/UNESCO Para Mulheres na Ciência (For Women in Science)

Lançado em 1998, o Prêmio L’Oréal/UNESCO “Para Mulheres da Ciência” (For Women in Science), primeiro prêmio dedicado às cientistas mulheres em todo o mundo, originou a versão nacional do Programa de Bolsas L’Oréal/UNESCO “Para Mulheres na Ciência”. Em 12 anos, 62 notáveis cientistas já foram laureadas e 864 jovens cientistas de 93 países distintos também foram contempladas com premiações internacionais e locais.

A edição internacional de 2010 foi realizada, no início de março, em Paris. Ao lado da França, o Brasil é o segundo país com mais laureadas internacionais, atrás apenas dos Estados Unidos.

Mais informações no site

 

Últimas notícias

  • Mestrado e doutorado no Inpe
  • Produção mineral brasileira somará US$ 35 bi
  • Meio Ambiente: O ponto de vista da Prospecção Mineral
  • Cidade do Paraná faz 'caça ao petróleo'
  • Desastre natural é tema de Congresso no RS