logo
  • Ies Brazil

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

Curso de Interpretação Sismoestratigráfica

 Estão abertas as inscrições para a turma 2013/2 do Curso de Especialização em Projeto de Análise de Bacias – Módulo: Interpretação Sismoestratigráfica, um convênio entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a empresa norueguesa Statoil e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com apoio da Schlumberger.

O curso, que tem duração de um ano, é destinado a portadores de graduação em Geologia ou áreas relacionadas ao tema.

O objetivo do curso é atender à demanda do mercado de óleo e gás na área de interpretação sísmica para o desenvolvimento das atividades de exploração de hidrocarbonetos.

As 30 vagas oferecidas são gratuitas, em função do patrocínio da Statoil. A empresa também financiou a montagem do Laboratório Interpretação Sismoestratigráfica da Faculdade de Geologia da Uerj, onde será ministrado o curso.

A Statoil acredita que este projeto poderá gerar excelentes resultados para o setor como formação de mão-de-obra qualificada, contribuição para o processo de ensino e aprendizagem nas atividades e serviços da indústria e partilha de conhecimento entre alunos, professores e profissionais que trabalham na área.

"Temos um grande prazer em colaborar com a formação dos geólogos e geofísicos na interpretação sísmica aplicada. Esta é uma competência essencial para o sucesso da exploração de recursos de óleo e gás e estamos orgulhosos deste projeto", ressalta Andrea Achôa, líder de Tecnologia da Statoil.

"Consideramos muito importante o apoio da Statoil neste programa de educação que pretende incentivar e aumentar os intérpretes de dados sísmicos no Rio de Janeiro, principalmente, porque há escassez destes profissionais no mercado e a demanda só aumentará. Com isso, estamos preenchendo uma lacuna fundamental na Uerj", diz o geólogo principal e coordenador do curso, Tore Husmo.

Inscrições

O processo seletivo vai até 30 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 15h. Ele consiste na análise do currículo, prova escrita em língua estrangeira (inglês) e uma entrevista.

As inscrições podem ser feitas na secretaria do Departamento de Estratigrafia e Paleontologia (DEPA), da Faculdade de Geologia da Uerj, na Rua Francisco Xavier, 524, Pavilhão João Lyra, 2º andar, Bloco A, sala 2010. Tel: 2334-0579.

Mais informações pela página da Faculdade de Geologia ou e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

O edital pode ser acessado aqui.

O curso início previsto para o dia 29/10/2013, com aula inaugural programada para o dia 24/10 na Uerj.

Sobre a Statoil

A Statoil é uma empresa internacional de energia sediada na Noruega. Possui mais de 40 anos de experiência em produção de petróleo e gás na Plataforma Continental Norueguesa e, atualmente, opera em 36 países. Está entre as maiores operadoras offshore de petróleo e gás e é reconhecida como líder em tecnologia e gerenciamento de recursos. A companhia conta com 21 mil funcionários no mundo todo. Está listada nas bolsas de valores de Nova York e Oslo com uma capitalização de mercado de aproximadamente US$ 80 bilhões.

A Statoil chegou ao Brasil em 2001 e possui 280 funcionários e 700 colaboradores (prestadores de serviço que trabalham nas instalações da empresa). Atualmente é operadora e mantém participação de 60% no campo de Peregrino, que fica a 85 km da costa do Rio de Janeiro, na Bacia de Campos. O campo de Peregrino é o maior campo que a Statoil opera fora da Noruega. A produção diária de poços é de 100 mil barris de petróleo por dia.

Mais informações no site da empresa.

Release - 17/09/2013

 


Últimas notícias

As mais lidas