Otimização da Produção do Reservatório
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Maria Bia Henrique

Sem dúvida a utilização de entrevista via skype para emprego está crescendo. Não é de se estranhar, uma vez que as vantagens são inúmeras tanto para o entrevistador quanto para o entrevistado.

Tenho utilizado nos processos seletivos e pude observar várias facilidades, assim como falhas. E por esses motivos, decidi compartilhar algumas informações. Também busquei mais informações sobre o assunto e trouxe para este post algumas dicas de um artigo da revista FORBES publicado em Julho de 2014.

Primeiramente, focarei aqui a entrevista via Skype, e não a entrevista digital. São dois recursos totalmente diferentes.

As entrevistas via Skype normalmente são utilizadas nos processos seletivos na sua fase inicial e tem como objetivo fazer uma pré-seleção de candidatos. Ela substitui parcialmente a entrevista presencial e permite incluir no processo seletivo candidatos que poderiam ficar fora do mesmo por diversos motivos, principalmente, relacionados à dificuldade de estarem presencialmente no dia e local necessários ao processo. Ela entra em cena ainda para viabilizar a agenda do entrevistador.

Aspectos como viagens a trabalho, residência fora da cidade onde o processo seletivo está ocorrendo, agenda ocupada durante o horário comercial com treinamentos, reuniões, acompanhamento de visitas etc. são fatores que normalmente levam à utilização da entrevista via skype. A possibilidade de incluir mais de um entrevistador, que pode, inclusive, estar em cidade ou país diferente também favorece a utilização do recurso.

Veja a seguir como se preparar adequadamente:

1) Tablets e Smartphones podem ser melhores que o computador

É muito importante que você tenha em mente que você não precisa estar em frente ao um computador para ser entrevistado via skype. Muito pelo contrário! Muitas vezes a conexão com a Internet, o Áudio e o Vídeo são muito melhores no tablet ou no smartphone.

Além disto, a mobilidade que estes recursos oferecem, permite que você participe de uma entrevista durante um dia normal de trabalho, escolhendo para tanto um local adequado dentro ou fora do seu local laboral.

Esqueça a “lan house” barulhenta, ou aquela conexão de Internet precária onde o computador se encontra disponível.

Deixando de ter o computador como único recurso, você elimina ainda a dificuldade com as medidas de segurança que impedem a utilização do Skype na rede da empresa.

2) Conhecendo o Skype

Certifique-se de que você conhece bem os recursos do skype. Ferramentas como compartilhamento de tela, envio de arquivos e utilização do chat podem eventualmente ser necessárias. Além disto, esteja com a versão mais atualizada do recurso.

Crie uma conta profissional

Crie uma conta específica no Skype e deixe-a reservada apenas para uso profissional. Preocupe-se em colocar uma foto profissional no seu perfil, da mesma forma como você deve ter feito no seu perfil do LinkedIn (se não o fez, faça-o, pois a primeira impressão é importante.)

Utilizar a conta do filho, sobrinho etc. que mostra como foto de perfil um grupo de amigos em uma festa ou algo do gênero não é nada profissional.

Seus contatos ficarão registrados e dessa forma você poderá futuramente resgatá-los.

3) Preparando a conexão

Faça um teste utilizando a conexão de Internet que servirá para a entrevista, certificando-se de que você não terá oscilações de sinal. Além disto, ao chamar alguém para testar, você poderá também avaliar o áudio, a iluminação, o seu posicionamento na tela etc.

4) Escolhendo o local

Você pode estar em qualquer local, desde que não sofra interrupções indevidas e não tenha a interferência de ruídos ou dificuldade de iluminação. Interferências como criança ou um idoso da casa aparecendo repentinamente, alguém gritando seu nome, o telefone ou a campainha tocando, seu cachorro aparecendo ou latindo ou mesmo um barulho de obra no vizinho, devem ser evitados. Tudo isto pode atrapalhar.

Escolha um local que possa apresentar um pano de fundo neutro e organizado. Não se esqueça de olhar para trás, pois é isto que o seu entrevistador vai ver. Um fundo confuso pode distrair o seu entrevistador, além de enviar a ideia errada de suas habilidades organizacionais. Além disso, livrar a área de itens não necessários evitando compartilhar informações pessoais ou profissionais (caso esteja no local de trabalho) demasiadamente.

5) Vestimenta - "Dress Code"

A entrevista via skype também necessita de uma apresentação pessoal adequada e muitas vezes os profissionais se descuidam deste aspecto. Da mesma forma que você tentaria saber qual a vestimenta adequada para ir à entrevista presencial, você deve fazer também para entrevista via skype.

Confira o site da empresa, página no Facebook, Twitter e LinkedIn para ter uma ideia de como os funcionários (e executivos) se vestem e se comportam. Não se esqueça dos cuidados normais com barba, cabelos, maquiagem, acessórios etc.

Exceções ocorrem naturalmente em ocasiões específicas como, por exemplo, quando você aceita ser entrevistado durante uma viagem de férias.

Lembre-se de se vestir da cabeça aos pés. Não se pode garantir que você não precisará se levantar por algum motivo imprevisto. Neste caso seu moletom não vai combinar nada com seu blazer ou paletó; sem contar que preparar-se na vestimenta, colocará você mais dentro do clima de uma entrevista presencial.

6) Pratique

Nas suas primeiras chamadas de vídeo você poderá se sentir meio estranho. Pode ficar sem saber, por exemplo, para onde olhar, o que fazer com as mãos ou quão alto falar.

Simular uma entrevista prática com um amigo, filmá-la e gravá-la certamente vai lhe dar uma ter uma ideia exata de como você se sairá na entrevista. Analise o resultado e repita o processo até que você se sinta confortável com o resultado.

7) Preocupe-se como você será visto

Não será produtivo para o entrevistador enxergá-lo de muito perto ou de muito longe. Tenha em mente um enquadramento na tela, que permita a sua visualização como se você estivesse sentado à frente do entrevistador.

Posicione suas mãos onde o entrevistador possa vê-las. Certifique-se de que o seu enquadramento mostra bem ombros e mãos, tendo certeza de que a metade superior de seu corpo está sendo mostrada. Sente-se de frente e inclinando-se em direção à câmera, como se você fosse um apresentador de noticiários na TV.

Lembre-se que uma boa parte da compreensão vem da linguagem corporal.

Durante as entrevistas via Skype, algumas pessoas se fixam em si mesmas na tela do computador. Isto dá a impressão de que o candidato não está fazendo contato visual com o entrevistador, do outro lado. Certifique-se de que você está aparecendo bem na tela, em seguida, concentre-se para ficar olhando para a câmera.

É muito importante não ficar contra a luz, por exemplo, pois isto dificultará a visualização do seu rosto por parte do entrevistador. Isto ocorre freqüentemente quando a sua tela está virada de frente para uma janela.

8) Outras recomendações

Caso utilize o computador, não se esqueça de fechar outras aplicações para evitar distrações.

Comporte-se com naturalidade, buscando "olhar" para o entrevistador de frente como faria em uma entrevista presencial.

Mostre-se confiante e procure interagir com o entrevistador, fazendo perguntas e buscando informações sobre a posição, a empresa e seqüência do processo seletivo.

Informe-se previamente acerca do tempo de duração previsto para a entrevista e organize-se nas informações que deseja passar.

Sucesso na sua entrevista para emprego via Skype. É muito provável que ela aconteça muito antes do que você imagina, portanto esteja preparado!

Maria Bia Henrique é "Executive Search", "Employer Brand".

LinkedIn/Pulse

Comente este artigo



Atualizar

CPGEO
CGG Rodapé