logo
  • Ies Brazil

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

Concurso leva estudantes à Antártica

Concurso cultural promovido pela Marinha do Brasil leva estudantes de ensino médio e professores para conhecer o continente gelado e as pesquisas desenvolvidas por lá. Para participar, basta fazer um vídeo criativo sobre o Programa Antártico Brasileiro.

Antártica: um continente de beleza natural estonteante onde pesquisas de ponta são desenvolvidas. Mas o acesso à região é restrito. A menos que você seja milionário, militar ou cientista, dificilmente vai conseguir ir lá. Quer dizer, se você é estudante de ensino médio ou professor a oportunidade é agora.

A Marinha brasileira está promovendo um concurso que vai premiar quatro jovens com uma viagem ao continente gelado. Para concorrer é preciso fazer um vídeo com duração de 1 a 3 minutos sobre a importância da atuação do Brasil na Antártica.

Podem concorrer alunos de 15 a 19 anos matriculados em escolas públicas e privadas de todo o país. Os autores dos melhores vídeos ganharão a viagem e poderão indicar um professor responsável para ir junto.

Os vencedores embarcarão para o continente gelado no início de 2014 e ficarão alojados junto com os pesquisadores polares na estação temporária que o Brasil mantém

Jovens do ensino médio podem concorrer a uma incrível viagem à Antártica levando um professor como acompanhante. (foto: Andrew Mandemaker/ Wikimedia Commons)

 

O almirante Marcos Silva Rodrigues, titular da Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm) e um dos organizadores do concurso, explica que a iniciativa vem para despertar nos jovens o interesse pelo Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e pela ciência feita naquele continente.

"A Antártica é um continente de superlativos, tem uma posição geopolítica importante por ser banhada por três oceanos, guarda a maior reserva de água doce do mundo, tem cerca de 176 minerais raros e um grande reservatório de gás", diz. "E somente os países que desenvolvem pesquisa na Antártica, como o Brasil, poderão decidir o futuro disso tudo."

Os vencedores embarcarão para o continente gelado no início de 2014 e ficarão alojados junto com os pesquisadores polares na estação temporária que o Brasil mantém em substituição à Estação Comandante Ferraz, destruída por um incêndio em 2012.

Antes de zarpar, no entanto, os selecionados passarão por um treinamento pré-antártico que inclui exercícios de caminhada e um curso de sobrevivência no mar.

No continente gelado, os estudantes terão a oportunidade de acompanhar as atividades de pesquisa e conhecer a fauna local. (foto: Secirm)

Já na Antártica, os jovens sortudos e seus professores acompanharão os cientistas brasileiros em suas atividades de pesquisa e terão a oportunidade de explorar o continente em caminhadas pelo gelo. Tudo isso sem deixar de cumprir a rotina de manutenção da estação temporária, que inclui hastear a bandeira brasileira, arrumar as próprias camas e fazer faxina.

Que ganhe o melhor

Os vídeos, que devem ser enviados pelo correio para a Secirm, serão analisados por uma comissão formada por cientistas e cineastas. O almirante Silva Rodrigues diz que a premiação vai para os quatro que melhor conseguirem unir informação, estética e qualidade de imagem.

Silva Rodrigues: "É um desafio grande, mas também uma oportunidade única"

"É um desafio grande, mas também uma oportunidade única", aponta o militar. "Poucas pessoas podem ir à Antártica e ver de perto as maravilhas naturais do continente e a pesquisa desenvolvida lá. Para se ter uma ideia, uma viagem turística ao continente custa em torno de 30 mil dólares e esses jovens poderão conseguir a viagem com um vídeo cujo custo pode não passar de cinco reais."

As inscrições para o concurso ficam abertas até 10 de janeiro de 2014. O resultado será divulgado no dia 24 de janeiro no site da Secirm e a cerimônia de premiação ocorrerá em 31 de janeiro, em Brasília.

Ciência Hoje On-Line - 10/12/2013 - Sofia Moutinho

 


Últimas notícias

As mais lidas