Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Qual é o país mais inovador do mundo? Responder a esta pergunta é o objetivo do Índice de Inovação Global e o respectivo relatório que foram publicados semana passada pela Universidade de Cornell, INSEAD, uma escola de negócios, e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual.

O ranking de 140 países que foram pontuados em 79 indicadores não surpreende: Suíça, Grã-Bretanha, Suécia, Holanda e América lideram o grupo.

Mas os autores também examinaram seus dados a partir de outros ângulos. Por exemplo, como os países fazem em relação ao seu desenvolvimento econômico e à qualidade da inovação (medida por indicadores como rankings universitários). Em ambos os casos, os resultados são mais notáveis.

O gráfico acima mostra que o Brasil está posicionado abaixo da média no grupo dos "inovadores ineficientes". E o quadro abaixo indica que, apesar de a China agora estar produzindo uma série de patentes, está ainda muito atrás dos Estados Unidos e de outros países ricos, quando se trata de qualidade da inovação.

 

The Enconomist - Sep 17th 2015, BY L.S. & THE DATA TEAM

Comente este artigo



Atualizar