Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Especialistas que integram o projeto Weighing the Ocean (algo como Pesando o Oceano, em tradução livre) identificaram a combinação entre o som das ondas e a movimentação que está abaixo do mar do Caribe.

Eles afirmam que esse som, que é audível do espaço, é uma espécie de assobio. Para ouvidos humanos, no entanto, é impossível de ser ouvido — ainda bem, né?! Acontece que ele pode ser detectado do espaço, já que causa uma perturbação no campo gravitacional da Terra!

Os pesquisadores fizeram um artigo sobre esse fato e o publicaram no periódico especializado Geophysical Research Letters. Nele, explicam que o som é o resultado do padrão de amplitude das ondas em um determinado período.

“Você consegue ouvir algo quando assobia porque o ar oscila e propaga uma onda. Nesse caso, a água está pulsando para dentro e para fora do Mar do Caribe. Conforme a massa da água muda com o tempo, conseguimos detectar como essas oscilações impactam o centro gravitacional da Terra”, explica Chris Hughes, do Centro Nacional de Oceanografia de Liverpool.

Agora, os especialistas tentam utilizar seu novo conhecimento para chegar a mais conclusões sobre as mudanças sofridas pelos oceanos da Terra com o passar do tempo.

Se você quiser ouvir o tal som dos mares, é só assistir ao vídeo abaixo:

Yahoo Notícias / The Cosmos News

Comente este artigo



Atualizar