Karoon pode adiar campanha exploratória na Bacia de Santos

A petroleira australiana Karoon informou que a campanha exploratória do campo de Echidna, na Bacia de Santos, está sendo revista e poderá sofrer um adiamento em meio ao atraso de pagamentos por parte da Pacific Exploration and Production, que atua junto à empresa no consórcio.

Leia mais...

Polarcus inicia aquisição sísmica para Chariot em Barreirinhas

A Polarcus iniciou a primeira de uma série de três campanhas de sísmica 3D na Bacia de Barreirinhas, na margem equatorial do Brasil.

Ramform Atlas emenda projeto multicliente na Bacia Potiguar

O maior navio sísmico do mundo, o Ramform Atlas, da PGS, concluiu esta semana o projeto de aquisição de dados sísmicos 3D multicliente de 7.200 Km2 na Bacia do Ceara.

Maior navio sísmico do mundo realiza pesquisa na Bacia do Ceará

A Bacia do Ceará, a partir deste mês de setembro, é cenário de uma pesquisa que visa avaliar se o subsolo marítimo cearense possui potencial para explorar e produzir petróleo e gás.

Ramform Atlas chega ao Ceará para projeto multicliente

Está prevista para este domingo (30/08) a chegada do maior e mais novo navio sísmico da Petroleum Geo-Services (PGS). O Ramform Atlas, da Classe Titan, e quinta geração do modelo Ramform, atraca em Fortaleza para dar início à campanha multicliente de aquisição sísmica 3D na Bacia do Ceará.

Dolphin Geophysical sets new benchmark for seismic productivity

A Dolphin Geophysical acaba de mobilizar o "maior objeto flutuante do mundo" ao lançar um arranjo sísmico com 12 cabos (streamers), de 7.050 metros de comprimento e 150 metros de separação entre os streamers, na costa de Myanmar, para a Ophir Energy Plc.

Custo da Sísmica Offshore (2D e 3D)

Anastasia, um contato da rede de contatos profissionais OilPro, lançou um debate interno para perguntar o custo aproximado de um 1 km linear de aquisição sísmica 2D e de 1 km2 de sísmica 3D.

Quebra de paradigma na aquisição sísmica OBS

A Magseis ASA, empresa norueguesa que desenvolve métodos e equipamentos geofísicos, está trazendo ao Brasil a próxima geração de sísmica OBS (Ocean Bottom Seismic), técnica que adquire dados 4C (quatro componentes) através de cabos com sensores interligados ou "nodes" independentes espalhados no fundo oceânico.

Spectrum realiza sísmica 2D no Uruguai

  • Uruguai,
  • Pelotas,

Campanha vai levantar 3.600 km de dados para subsidiar a terceira rodada de licitação do país

TGS precisa de leilões para investir mais no Brasil

Sem uma sequência programada de leilões de blocos exploratórios de petróleo – nem que seja de dois em dois anos –, as empresas de aquisição de dados geofísicos não podem investir em pessoal, treinamento ou infraestrutura.

CGG e Spectrum se unem para projeto 'spec' na Foz

As companhias CGG e Spectrum anunciaram a criação de uma joint venture para a realização de um programa de aquisição sísmica marítima na Bacia da Foz do Amazonas, com foco em boa parte dos blocos disputados na 11ª Rodada de Licitações da ANP realizada em maio deste ano.

TGS e Dolphin juntas para aquisição 3D multiclientes

A TGS, em parceria com a Dolphin Geophysical, começou em 24/11 uma campanha de aquisição sísmica 3D multiclientes, em um prospecto batizado como Olho de Boi, cobrindo uma área de 5.000 km2 no bloco BM-C-33, na Bacia de Campos.

Operadoras e EAD debatem tecnologia avançada para o pré-sal

As tecnologias geofísicas avançadas para caracterização e monitoramento permanente de reservatórios das áreas do pré-sal foi o tema do debate que reuniu representantes de três operadoras e de três empresas de aquisição de dados em um painel da OTC Brasil 2013, realizada no Rio de Janeiro.

PGS valida sistema de fibra ótica no Campo de Jubarte

PGS valida sistema de fibra ótica no Campo de Jubarte

Contratada pela Petrobras para construir seu primeiro sistema de monitoramento permanente de reservatórios de petróleo por cabos de fibra ótica em águas profundas, a PGS instalou e validou, em dezembro do ano passado, sua tecnologia Optoseis, no Campo de Jubarte, na Bacia de Campos. 

A interpretação sísmica poderia ter evitado o vazamento?

A interpretação sísmica poderia ter evitado o vazamento?

A interpretação sísmica poderia ter ajudado a evitar o recente vazamento de óleo no poço perfurado pela Chevron na bacia de Campos?

Leia mais...

Cinco navios sísmicos pesquisam petróleo na costa brasileira

Cinco navios pesquisam petróleo na costa brasileira

Cinco navios de três grandes empresas internacionais de geofísica estão na costa brasileira realizando campanhas de levantamentos de dados sísmicos à procura de petróleo.

Ibama autoriza sísmica na costa brasileira

Ibama autoriza sísmica na costa brasileira

O Ibama expediu licença para a GX Technology realizar pesquisas sísmica nas costas Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do país.

Leia mais...

Ibama libera sísmica 4D no pré-sal de Santos

Ibama libera sísmica 4D no pré-sal de Santos

A Westerngeco recebeu do Ibama a licença ambiental autorizando a aquisição de dados sísmicos 4D no cluster do pré-sal da Bacia de Santos. A licença tem validade até fevereiro de 2014 e condiciona os trabalhos à embarcação Western Cook.

Leia mais...

Tecnologia de ponta em aquisição sísmica

Tecnologia de ponta em aquisição sísmica

Desde o dia 9 de março encontra-se em águas brasileiras o Ramform Valiant, navio sísmico da Petroleum Geo-Services (PGS) que está equipado com uma novidade tecnológica.

Pausa para manutenção

Pausa para manutenção

Ancorado nas águas calmas da Baía de Guanabara, durante uma parada de rotina para manutenção, o navio sísmico Ramform Sovereign, recebeu em janeiro, a visita da equipe do Portal Geofísica Brasil, a convite da PGS Investigação Petrolífera, proprietária da embarcação.

Lançamento do Oceanic Vega

Lançamento do Oceanic Vega

A CGGVeritas anunciou no início de julho o lançamento do Oceanic Vega, seu novo navio sísmico em copropriedade com a Eidesvik. Segundo comunicado oficial da empresa, a embarcação é a maior e mais potente do gênero, com projeto Ulstein SX120, ambientalmente amigável.

Leia mais...

SEG premia autores brasileiros

SEG premia geofísicos brasileiros

O prêmio de menção honrosa conferido à apresentação poster do 78º Encontro Anual da SEG (Las Vegas 2008) foi entregue aos pesquisadores durante a cerimônia de Honras e Prêmios da SEG, no domingo 25 de outubro, em Houston.

Sísmica 4D na Bacia de Campos

Sísmica 4D na Bacia de Campos

A Petrobras iniciou a campanha de aquisição de dados sísmicos 3D/4D nos campos de Albacora, Marlim e Marlim Leste, na Bacia de Campos. Todo o trabalho sísmico, incluindo processamento e interpretação de dados, deve ser concluído em até dois anos, contou nesta terça-feira (16/6) a gerente-geral da Unidade de Negócios do Rio de Janeiro (UN-Rio), Marina Fachetti.

CPGEO
CGG Rodapé