logo
  • GlobalGeo Top Banner-04092014

 


Paradigm Campanha 28082014

Quatro municípios do Ceará registram tremores de terra

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Dois novos tremores de terra foram registrados na região Nordeste do Ceará. O primeiro ocorreu no dia 30 de abril, às 18h32, e atingiu magnitude 2.4, pela Escala Ritcher. O segundo evento, um micro-tremor, ocorreu na sexta-feira (02/04) às 22h08. O primeiro tremor foi bem registrado pelas estações de Sobral (SBBR), Morrinhos (NBMO) e Paramoti (PABR). O segundo, de acordo com informações levantadas por Francisco das Chagas Brandão, da Defesa Civil do Ceará, foi registrado no município de Senador Sá.

De acordo com o Labroratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), o noroeste do Ceará é uma das áreas sísmicas mais ativas do Nordeste do Brasil só perdendo para a borda da Bacia Potiguar (Rio Grande do Norte e leste do Ceará). Na área já ocorreram vários tremores de magnitude acima de 4.0, como o de Irauçuba, em 1991, de magnitude 4.8. Próximo aos epicentros detectados, também ocorreu atividade sísmica dentro do reservatório do Açude Tucunduba, em 1997. Em 09 de junho de 1997 ocorreu um tremor de magnitude 3.2 e o LabSis implantou então uma rede sismográfica para estudar a sismicidade.

Escala Ritcher

Criada em 1935 pelo sismólogo americano Charles F. Richter, integrante do Instituto de Tecnologia da Califórnia, a escala Richter foi desenvolvida para medir a magnitude dos terremotos, que consiste no ato de quantificar a energia liberada no foco do terremoto. É uma escala que se inicia no grau zero e é infinita (teoricamente), no entanto, nunca foi registrado um terremoto igual ou superior a 10 graus na escala Richter. Um dos fatores é que ela se baseia num princípio logarítmico, ou seja, um terremoto de magnitude 6, por exemplo, produz efeitos dez vezes maiores que um outro de 5, e assim sucessivamente.

G1 - 07/05/2014

Comente este artigo



Atualizar


Últimas notícias

As mais lidas