Paradigm
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Flamoil logo atualizado 29072015A Flamoil Serviços Ltda., especializada em serviços geofísicos para companhias de exploração de petróleo, concluiu recentemente o maior processamento de dados sísmicos já contratado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP.

Foram processadas cerca de 31 mil quilômetros de linhas sísmicas 2D antigas, todas adquiridas pela Petrobrás antes da quebra do monopólio, algumas há mais de 30 anos, com tecnologias variadas e parâmetros diversos, usando explosivos e/ou vibradores como fontes, e repassadas para a ANP após sua implantação .

Esses dados brutos fazem parte do acervo disponível no Banco de Dados da ANP – BDEP, e até então não haviam sido processados. Seu processamento teve como finalidade contribuir para a avaliação de seis diferentes bacias sedimentares: Amazonas (8.366 km), Paraná (8.974 km), Parnaíba (1.434 km), Marajó (735 km), São Luís-Bragança-Viseu (1.280 km) e Solimões (10.539 km).

O processamento foi precedido de um estudo geológico objetivando o conhecimento prévio do comportamento estrutural, assim como das velocidades de propagação sísmica naquelas bacias, que foram obtidas através da análise de alguns poços localmente existentes.

A Flamoil atua desde 2003 em apoio às empresas de exploração de petróleo, com foco em aquisição e processamento de dados sísmicos.

Geofísica Brasil

Comente este artigo



Atualizar

CPGEO