logo

Navegue por tags

academia concurso crosta divulgação editais empregos exploração geociências geologia geomagnetismo gravimetria história imageamento instituições mercado pesquisa petróleo política pré-sal profissão prospecção radar sísmica tecnologia terremotos

+ All tags


Início Notícias Sociedades Brasileiros podem abrir seção estudantil da SEG
Sociedades

intercâmbio | sociedades

Brasileiros podem abrir seção estudantil da SEG

Só têm que atender a algumas exigências prévias.
 
Todos os estudantes de graduação em geofísica podem solicitar a formação de uma seção estudantil da SEG em suas universidades. Dentre as diversas vantagens estão o recebimendo das revistas The Leading Edge (mensal) e Geophysics (bimestral) para compor uma biblioteca especializada, além de um DVD com o curso de um instrutor escolhido pela SEG e um CD com palestras especiais. A seção recebe também os resumos expandidos do Encontro Anual da SEG e ganha a oportunidade de criar um website próprio.

A SEG possui aproximadamente 150 seções estudantis distribuídas em 50 países. No Brasil existem quatro delas: na UFPA, na UFBA, na UFF e na UFRJ.

Para Isabela Coelho Lima, presidente da Seção Estudantil SEG/UFPA, os benefícios vão muito além disso.
 
"Uma seção estudantil ativa desempenha um importante papel no recrutamento de novos membros para SEG, ajuda a manter os alunos informados sobre as oportunidades que a SEG oferece (como bolsas de estudos, auxilios de viagem) e a divulgar o curso de geofísica", afirmou Isabela,complementando: "Além de fortalecer a formação acadêmica dos alunos, através dos materiais recebidos, das palestras dadas e das próprias atividades desenvolvidas, a seção estudantil é uma excelente maneira de fazer contatos profissionais e de interagir com outras universidades."

Para formar a seção estudantil da SEG é necessário organizar um grupo de no mínimo 10 estudantes e um professor, todos membros da SEG. A propósito, a associação de estudantes à SEG é gratuita e pode ser efetuada neste link. Clique aqui para solicitar o formulário de inscrição.

Vale salientar que para ser um membro estudante da SEG é preciso estar matriculado num curso de graduação ou pós-graduação numa faculdade reconhecida de geofísica ou de um campo relacionado. Deve conhecer e aceitar o código de ética da SEG, que está no site www.seg.org, e fornecer o nome e o email de um professor da faculdade para verificação da situação do estudante na instituição. A taxa anual de US$ 21 é paga pelas empresas Paradigm e CGGVeritas que fazem parte do programa de patrocínio corporativo para a associação de estudantes.

Cumprida a etapa anterior, o próximo passo antes de solicitar a abertura da seção estudantil da SEG em uma universidade é eleger os dirigentes do grupo para as funções de presidente, secretário e tesoureiro. Em seguida, deve-se escrever uma carta para o Presidente da SEG requisitando a formação de uma seção estudantil, informando o nome dos dirigentes eleitos.
 
Mais uma exigência é a elaboração de um regulamento interno da Seção. Há uma sugestão de regulamento aqui.

Depois de aprovada e criada a seção estudantil , os membros poderão solicitar a doação de um computador tipo PC, que é oferecido pelo comitê de Assuntos Globais. O proceso é simples e pode ser agilizado por Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Vale destacar que o PC é para ser compartilhado pelos membros da seção estudantil.

Outras informações importantes podem ser buscadas no manual do estudante da SEG que pode ser baixado neste link.  Aqui se encontra, entre outras informações, o endereço de Jenny Cole, especialista em assuntos estudantis (8801 S. Yale Tulsa, OK 74137), além de telefone ( 918.497.5546), fax (918.497.5565), email ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) e site específico para contato entre estudantes.
 

 

Publicidade

Login de Usuário



Enquete

Estudante: Ajude a comissão organizadora a escolher o local do III ENEGEOF que será realizado em agosto próximo em Salvador (BA).
 

Fornecido por Joomla!. Designed by: Joomla Templates, web hosting. Valid XHTML and CSS.

-->