logo

Navegue por tags

academia anp concurso divulgação divulgação científica exploração geociências geofísica geologia IAG-USP INPE meio ambiente mercado mineraçao pesquisa Petrobras petróleo pré-sal produção SBGF SEG sísmica sísmica terrestre tecnologia treinamento

+ All tags

Enquete

Qual data você escolheria​ para ser proclamada​ como o Dia Nacional do Geofísico?
  A Superintendência Regional de São Paulo (Sureg-SP) prevê para agosto o início das atividades com a nova unidade de perfilagem geofísica móvel em poços tubulares. O veículo adaptado pela CPRM faz parte do projeto da perfuração de poço de monitoramento da Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (Rimas).

As modificações realizadas no início do ano permitem que, além do transporte, seja feita toda a operação de perfilagem, incluindo a interpretação dos dados in loco. A unidade móvel foi adquirida com os recursos do PAC 2011.

No interior, além dos suportes e compartimentos para o transporte da sonda, foram instaladas uma mesa e uma cadeira, para que a operação seja realizada de dentro da unidade

Em 2010, a Sureg-SP recebeu recursos do PAC para o projeto RIMAS, uma sonda de perfilagem geofísica da ROBERTSON GEOLOGING, juntamente com um guincho, para perfis com 500m de profundidade. A ferramenta é capaz de gerar durante a perfuração de um poço, os perfis verticais de Resistividade Elétrica (16" e 64"), Potencial Espontâneo (SP) e Raios Gamma (GR), que juntos, auxiliarão o geólo­go na identificação de variações litológicas, intervalos fraturados, horizontes produtores de água doce ou salgada, espessura das camadas e a permeabilidade qualitativa das rochas.

CPRM - 10/07/2012
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
banner Strataimage
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner