logo
  • Ies Brazil

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

UENF participa de congressos internacionais de geofísica

O 83º Encontro Anual da SEG (Society of Exploration Geophysicists) e o 75ª Conferência Internacional da EAGE (European Association of Geosciences & Engineers) receberam a participação efetiva de um grupo de professores e alunos do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (LENEP) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, em Macaé/RJ.

O encontro da SEG aconteceu em Houston - Texas - Estados Unidos, de 22 a 27 de Setembro; A conferência da EAGE ocorreu em Londres - Inglaterra, entre 10 e 13 de Junho. Ambos são considerados os dois eventos mais importantes do mundo dedicados à geofísica aplicada à exploração de fontes energéticas e minerais, onde são exibidas as mais novas tecnologias e os equipamentos de ponta para uso na indústria.

Na ocasião, os representantes da UENF apresentaram os seguintes trabalhos:

  1. Simulating porosity and permeability of NMR log in carbonate reservoirs of Campos Basin – Southeast Brazil - using conventional logs and artificial intelligence techniques;
  2. Petrophysical, mineralogical and elastic property characterization of Halocene carbonates from Salgada lagoon, Brazil;
  3. Petrophysical characterization of Halocene carbonates from Salgada lagoon, Brazil;
  4. Petrophysical, mineralogical and P wave velocity characterization of Albian carbonates from Campos basin, Brazil;
  5. Estimation of the consolidation parameter on microporous carbonate rocks;
  6. Dual pore system evaluation of Albian grainstone carbonates from Brazil using effective elastic media theory models.

Os trabalhos foram apresentados pessoalmente pelos professores Roseane Misságia, Marco de Ceia e Abel Carrasquilla, em conjunto com os alunos Nathaly Archilha, Irineu Lima Neto, Adrielly da Silva e João Zambrini e são fruto da parceria entre professores e alunos, como resultado das suas atividades de ensino ou de pesquisa das dissertações de mestrado e teses de doutorado.

 

Segundo o Prof. Abel Carrasquilla, nos programas de graduação e de pós-graduação em Engenharia do Petróleo do LENEP se lecionam métodos geofísicos como parte importante do processo exploratório das jazidas.

"Esse tipo de participação em eventos científicos relevantes entra também como um importante item na avaliação que a CAPES realiza periodicamente aos cursos de pós-graduação da UENF", destacou.

 

 


Últimas notícias

As mais lidas