logo

Navegue por tags

academia concurso divulgação editais empregos enganharia do petróleo exploração geociências geologia geomagnetismo gravimetria história imageamento instituições mercado pesquisa petróleo pré-sal processamento profissão prospecção radar sísmica terremotos vestibular

+ All tags


Início Notícias Academia Parceria para inovar
Academia

inovação | pesquisa | tecnologia

 Parceria para levar inovação ao mercado

     
CBPF, LNCC e ON promovem esforço conjunto para mapear tecnologias com potencial inovativo

Foi concluída na semana passada mais uma etapa do esforço conjunto de três institutos de pesquisa vinculados ao MCT para promover a inovação tecnológica e a aproximação entre o conhecimento científico gerado e o mercado.

Pesquisadores e tecnologistas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e do Observatório Nacional (ON) estiveram reunidos, nos dias 12 e 13, com técnicos do Instituto Inovação – empresa atuante em gestão da inovação e tecnologia – para aprender como levar as tecnologias desenvolvidas nos laboratórios para as empresas.

Desde 2007, os três institutos estão envolvidos em uma parceria vitoriosa, o NITRio – Núcleo de Inovação Tecnológica do Rio de Janeiro. Sediado no CBPF, o Núcleo foi criado com o objetivo de estimular a inovação; proteger, por meio do depósito de patentes, as pesquisas empreendidas nesses institutos e gerenciar a transferência dos resultados dessas pesquisas para o setor produtivo.

Marcelo Albuquerque, coordenador do Núcleo no CBPF, considera os resultados dessa empreitada surpreendentes, uma vez que, em tão curto período, “já foram depositadas três patentes internacionais (PCTs - Patent Cooperation Treaty), quatro novos pedidos de patentes foram apresentados, oito pedidos de patentes estão em redação e foram mapeadas várias tecnologias com potencial inovativo, basicamente nas áreas de física aplicada e experimental”.

No CBPF, continua Marcelo, “os grupos envolvidos com pesquisa em biomateriais, nanotecnologia, magnetismo, instrumentação científica e computação são os que têm mostrado maior interação com a proposta do Núcleo”.

Após participar do seminário de apresentação da empresa, onde foram mostradas estratégias para identificação de tecnologias com potencial de inovação, pesquisadores e tecnologistas apoiados pelo NITRio se preparam para uma nova rodada de trabalhos, incluindo entrevistas e visitas aos laboratórios, que deverá estar concluída até o final de novembro.

A próxima etapa é o mapeamento (e disponibilização em um banco de dados) dos projetos de pesquisa com potencial para gerar inovação. O estudo será concluído com a caracterização e detalhamento desses projetos, diagnóstico de mercado e estudo de sua viabilidade técnico-econômica.

A parceria entre o NITRio e o Instituto Inovação tem como objetivo final selecionar uma tecnologia em cada instituto apoiado pelo Núcleo e empreender esforços de comercialização para levá-la ao seu destino final – o mercado.
(Assessoria de Comunicação do CBPF)

 

Publicidade

Login de Usuário



Enquete

Estudante: Ajude a comissão organizadora a escolher o local do III ENEGEOF que será realizado em agosto próximo em Salvador (BA).
 

Fornecido por Joomla!. Designed by: Joomla Templates, web hosting. Valid XHTML and CSS.

-->