logo

Navegue por tags

academia anp concurso divulgação divulgação científica exploração geociências geofísica geologia IAG-USP INPE meio ambiente mercado mineraçao pesquisa Petrobras petróleo pré-sal produção SBGF SEG sísmica sísmica terrestre tecnologia treinamento

+ All tags

Enquete

Qual data você escolheria​ para ser proclamada​ como o Dia Nacional do Geofísico?
  Mais de 100 estudantes vindos de todos os pontos do país estão participando da 3ª Semana de Inverno de Geofísica, aberta na manhã desta segunda-feira no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp.

São alunos em fim de graduação ou já da pós-graduação nas áreas de geofísica, matemática aplicada e física. O evento é promovido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Geofísica do Petróleo (INCT-GP) e organizado pelo Grupo de Geofísica Computacional (GGC) do Imecc, com apoio da Sociedade Brasileira de Geofísica. Seguindo o formato das edições passadas, a programação que vai até sexta-feira abrange seis minicursos (dois computacionais e quatro teóricos), além de quatro palestras.

"Nosso intuito é motivar os alunos de graduação a fazerem pós-graduação e os de pós a seguirem se especializando em geofísica do petróleo", afirma o professor Ricardo Biloti, que integra a comissão organizadora com as professoras Maria Amélia Novais Schleicher e Momoe Sakamori Pisnitchenko.

"A Semana de Inverno na Unicamp começou como um encontro regional, mas agora temos gente do Rio Grande do Sul ao Pará e também do exterior. Estamos preenchendo uma lacuna de inverno, já que são oferecidos outros eventos de geofísica no início do ano, como a Escola de Verão de USP."

Biloti acrescenta que as palestras e os minicursos são ministrados por nomes de destaque em suas áreas, que fazem pesquisa e também atuam na indústria do petróleo ou de serviços para o setor. "Trata-se de uma área pungente no Brasil e uma das nossas dificuldades, inclusive, é manter nossos alunos na pós-graduação, devido à forte demanda do mercado. O evento serve para mostrar que existem pesquisas interessantes sendo desenvolvidas e que é mais vantajoso fazer uma pós ao invés de começar a trabalhar imediatamente, e assim galgar melhores posições posteriormente."

As quatro palestras, na tarde de quarta-feira, terão representantes de empresas ligadas ao setor de petróleo e gás:

  • "O impacto da geofísica de reservatórios no desenvolvimento e produção dos campos de petróleo", com Ana Cristina de Lima Azedias e Paulo Johann, da Petrobras;
  • "A evolução das técnicas de aquisição sísmica marítima para coleta de dados multi-azimutais", com Franck Le Diagon, da WesternGeco/Schlumberger;
  • "Tecnologias de monitoramento de reservatórios: deformação de superfícies e microssísmica", com Márcio Spínola, da Halliburton; 
  • "Tecnologia e inovação na CGGVeritas", com Tadeu Vidal e Luís Alberto D'Afonseca.

Segundo a organização, devido ao sucesso nas duas primeiras edições, a professora Ellen Gomes (UFPA) ministrará novamente o minicurso "Introdução ao Processamento Sísmico utilizando o ProMAX"; outro minicurso computacional será com o professor Saulo Pomponet (UFPR), sobre "Métodos de elementos finitos para as equações de Maxwell".

Os outros minicursos programados são: "Introdução ao processamento paralelo", com Jairo Panetta (ITA/IEC); "Tópicos sobre geologia geral", com João Carlos Dourado (Unesp); "Sismologia – Ciência dos Terremotos, onde, como e por que?", com George Sand (OS/UnB); e "Modelagem e imageamento acústico – princípios e métodos", com Jessé Costa (UFPA).

Mais informações na página do evento.

Unicamp - 23/07/2012 - Luiz Sugimoto
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
banner Strataimage
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner