logo

Enquete

Dia Nacional do Geofísico

Qual data você escolheria​ para ser proclamada​ como o Dia Nacional do Geofísico?

15 de Outubro (Fundação do Observatório Nacional em 1827)
3 de Abril (Proclamação do Ano Internacional da Geofísica pela ONU em 1957)
23 de Junho (Declaração da Antártida como território de livre pesquisa em 1961)
26 de Maio (Fundação do primeiro Departamento de Geofísica no Brasil em 1972)
20 de Novembro (Abertura do 1º Congresso da Sociedade Brasileira de Geofísica em 1989)
» Go to poll »
1 Votes left

Feed RSS

Twitter

Planejamento da Geofísica na CPRM é tema de encontro 

Cerca de 30 pesquisadores de diversas unidades regionais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participaram, de 11 a 13 de dezembro, no Rio de Janeiro, da reunião para discutir gestão e atualização tecnológica na área de Geofísica da empresa. O encontro teve o objetivo de promover uma melhor integração entre as áreas que utilizam a geofísica na CPRM e contou com a participação do diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Roberto Ventura.

A geofísica no mapeamento geológico, na prospecção mineral, na avaliação de riscos geológicos, para águas subterrâneas e a geofísica marinha foram os temas abordados na reunião, além da perspectiva e planejamento para os próximos anos.

"Esse evento estava sendo programado para ser uma discussão de geofísica, mas em acordo com Maria Laura de Azevedo (chefe da Digeof), decidimos incluir a participação de geólogos e abordar projetos que utilizam a geofísica de algum modo. Assim podemos conhecer as demandas, ter uma integração maior na organização de projetos e visitas ao campo, e até definir o melhor planejamento para 2013 e 2014", explicou o diretor da DGM, Roberto Ventura.

Durante o evento, profissionais de diversos setores da CPRM apresentaram palestras e debateram sobre as dificuldades, os desafios e as propostas de projetos voltados para a geofísica.

Projetos como o Fosfato, Diamante Brasil e Terras Raras foram discutidos, entre diversas apresentações sobre a interpretação geofísica com integração geológica em várias regiões do Brasil, levantamentos aerogeofísicos e a modernização de equipamentos de Geofísica Terrestre, além de discussões sobre a demanda do novo marco regulatório.

O evento foi uma iniciativa da DGM, através da chefe da Divisão de Geofísica (Digeof), Maria Laura de Azevedo, e organizado pela coordenadora executiva da Diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Michelle Araújo.

Serviço Geológico do Brasil/CPRM - 13/12/2012

Últimas notícias

As mais lidas