logo

Navegue por tags

academia anp concurso divulgação empregos exploração geociências geofísica geologia IAG-USP INPE meio ambiente mercado mineraçao pesquisa Petrobras petróleo pré-sal produção SBGF SEG sísmica sísmica terrestre tecnologia treinamento

+ All tags

Enquete

Qual data você escolheria​ para ser proclamada​ como o Dia Nacional do Geofísico?
 

A escalada da cotação do ouro nos mercados está a despertar de novo o interesse na sua exploração.

A corrida ao ouro português tem data marcada para arrancar no próximo ano. Pelo menos uma empresa, a canadense Colt Resources, está pronta para avançar com a exploração a partir de 2012, numa das minas que detém no Alentejo. Mas, como a Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) confirmou, há outra empresa na corrida, preparada para avançar entre 2012 e 2013, mas que, por estar em processo de mudança de titularidade, ela não pode ser identificada.

Embora não exista actualmente nenhuma mina em exploração ou a produzir ouro em território português, "existem contratos em fase final de trabalhos que estão a dar origem a pedidos de concessão", afirma fonte da DGEG. E estes pedidos, reforça, "poderão vir a desenvolver-se no terreno durante os próximos anos".

Sinal desse interesse crescente é a entrega na DGEG de 20 pedidos de prospecção e pesquisa de metais, incluindo ouro, só na primeira metade deste ano. O volume de pedidos de áreas de prospecção e pesquisa de ouro no País, aliás, começou a aumentar nos últimos seis anos, com um número cada vez maior de pedidos de informação por parte das empresas, realça fonte da entidade responsável pela gestão dos recursos geológicos.

Diário Económico.pt - 19/08/11 - Luís Leitão
 
banner Strataimage
Banner
Banner
Banner
banner Strataimage
Banner
Banner