Ao mencionar o pré-sal, a presidente Dilma também referiu-se à importância do avanço da C&T; para o país.
"O pré-sal é nosso passaporte para o futuro, mas só o será plenamente se produzir uma síntese equilibrada de avanço tecnológico, avanço social e cuidado ambiental. A sua própria descoberta é resultado do avanço tecnológico brasileiro e de uma moderna política de investimentos em pesquisa e inovação", discursou.
Educação
Dilma Rousseff afirmou que a luta pela qualidade da educação será prioridade de seu governo, juntamente com as áreas da saúde e da segurança e a erradicação da miséria.
Além do aumento de vagas e da melhoria da qualidade do ensino infantil e no ensino médio, a presidente defendeu a ampliação da oferta de creches e de pré-escolas. Dilma disse que pretende aumentar o investimento público no ensino médio e estender a experiência do Prouni para o ensino médio profissionalizante, "acelerando a oferta de milhares de vagas para que nossos jovens recebam uma formação educacional e profissional de qualidade".
Ela comprometeu-se ainda com a valorização dos docentes. "Só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens", afirmou.
Jornal da Ciência