logo

Navegue por tags

academia aquisição concurso congressos divulgação divulgação científica empregos ensino EXPOGEF 2009 geociências geologia IAG-USP mercado mineraçao pesquisa Petrobras petróleo pré-sal press-release promoção SBGF SEG sísmica software tecnologia

+ All tags

Enquete

Você acredita que o livro digital (e-book) pode suplantar o livro em sua forma tradicional impressa?
 

Pelo acordo a UFF fornecerá o espaço da sala de aula, o equipamento de datashow e a presença dos alunos. Em contrapartida a Total custeará a vinda de professores para ministrar minicursos específicos que contribuirão para melhorar a formação de estudantes em atividades de exploração e produção de petróleo e gás.

Para a Profa. Eliane da Costa Alves, coordenadora do curso de graduação em Geofísica, o convênio vai proporcionar a transferência de conhecimentos avançados de tópicos especiais nas diversas atividades relacionadas à exploração e produção de óleo e gás, desde a Geofísica e a Engenharia de Petróleo e outras engenharias até as áreas de Economia e Meio Ambiente.

A solenidade de assinatura, realizada no dia 2 de dezembro, na sede do Instituto de Geociências, na UFF em Niterói (RJ), contou com a presença dos diretores da Total E&P; do Brasil LTDA, Denis Palluat de Besset, Ulisses Jorge Soares Martins e Alexandre Coelho, além do Prof Christian Chomat, representante no Brasil da TPA; do presidente da Fundação Euclides da Cunha, Prof. Antônio Fontana, representando o Magnífico Reitor, Roberto de Souza Sales; e do Prof. André Ferrari – diretor do Instituto de Geociências.

Histórico

A base do acordo entra a UFF e a Total foi estabelecida inicialmente em 2009 pela Coordenação do Curso de Graduação em Geofísica juntamente com os membros da Total E&P; do Brasil e sua universidade corporativa - TPA. Posteriormente, em início de 2010, teve sua abrangência ampliada para as Coordenações dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geologia e Geofísica Marinha e Graduação em Engenharia de Petróleo.

O primeiro mini-curso, ministrado em 2009 pelo Prof. Christian Chomat, representante da TPA no Brasil, foi sobre Interpretação de Dados Sísmicos e envolveu alunos da Geofísica da UFF e de Geologia da UFRJ e UERJ. O curso seguinte, realizado nas dependências da UFF, em outubro passado, versou sobre Processamento Sísmico Avançado. Foi ministrado pelo professor Abdelkader Chaouch e contou com a presença de 25 alunos em sua grande maioria dos cursos de graduação em Geofísica e Engenharia de Petróleo e Pós-Graduação em Geologia e Geofísica da UFF, e um aluno de Pós-Graduação da COPPE/UFRJ.

"O sucesso do curso foi atestado através da plena satisfação dos alunos e do professor Abdelkader que o ministrou," afirmou a Profa. Eliane, acrescentando que o acordo de cooperação vai proporcionar um aperfeiçoamento contínuo dos alunos de forma que estes estejam habilitados ao panorama de mercado de trabalho nacional e internacional vigente à época de sua formatura na graduação e no mestrado.

 

Últimas notícias

  • Mensagem de Fim de Ano
  • Halliburton construirá Centro de Tecnologia e Soluções
  • Lula veta mudança na divisão dos royalties
  • Newsletter 031 22122010
  • Recurso da ANP sobre Abrolhos é acatado pela Justiça Federal