logo

Navegue por tags

academia AGU 2010 aquisição concurso congressos divulgação divulgação científica EAGE empregos ensino EXPOGEF 2009 geociências geologia IAG-USP mercado mineraçao pesquisa petróleo pré-sal press-release promoção SBGF SEG sísmica tecnologia

+ All tags

Enquete

Você acredita que o livro digital (e-book) pode suplantar o livro em sua forma tradicional impressa?
  O Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) realizou em Brasília sua primeira reunião de acompanhamento e avaliação dos 122 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) criados no final de 2008. Trata-se de uma modalidade nova e mais complexa de financiamento da pesquisa que envolve pesquisadores e instituições de praticamente todas as áreas do conhecimento.

O evento contou com uma feira de exposições dos INCTs e apresentações além de uma reunião geral com os técnicos do CNPq, que acompanham os projetos.

"O encontro foi bastante interessante e proveitoso permitindo aos participantes uma visão geral do que está sendo feito nos INCTs e como o sistema está organizado", destacou Milton Porsani, coordenador do INCT de Geofísica de Petróleo.

Iniciado em 2009, o INCT-GP foi integrado inicialmente por grupos de geofísicos, geólogos e engenheiros de reservatórios de quatro instituições de ensino e pesquisa (UFBA, UFPA, UFRN e UNICAMP), que atuam na área de Exploração e Estudos de Reservatórios de Petróleo. Recentemente, um novo grupo de geofísica aplicada, do Laboratório de Engenharia do Petróleo da Universidade Estadual Fluminense (LENEP/UENF), se juntou ao INCT-GP na qualidade de pesquisadores associados.

No período de cerca de um ano e meio desde que foi criado, o INCT-GP ampliou o número de estudantes de graduação e de pós-graduação nas áreas de geofísica vinculados aos projetos em andamento.

Para Porsani, a avaliação desse período é bastante positiva, uma vez que foi possível, em vários aspectos, promover uma maior integração entre os grupos de pesquisa, o aumento da produtividade científica, a ampliação e o aprofundamento dos temas de pesquisas, o desenvolvimento de novos métodos geofísicos de estudos de reservatórios, de integração de novas técnicas de filtragem e processamento que possibilitam a obtenção de imagens sísmicas de melhor qualidade e contribuem para a redução do risco exploratório. Outro resultado que merece destaque, segundo Porsani, é a formação de recursos humanos para a indústria do petróleo.

Balanço

Um balanço mais detalhado das atividades do INCT-GP em um ano e meio de existência pode ser encontrado no relatório anual de 2009-2010 publicado no site do instituto. No local é possível encontrar dezenas de trabalhos técnico-científicos que foram publicados e apresentados em congressos nacionais e internacionais. Estão disponíveis também a relação completa, assim como exemplares no formato PDF de alguns daqueles trabalhos e apresentações.

O site apresenta uma descrição dos resultados obtidos em cada uma das linhas de pesquisa:

  • estudos e aplicações eletromagnéticos em reservatório petrolífero,
  • imageamento sísmico,
  • problemas inversos da geofísica,
  • filtragem de dados sísmicos,
  • Sísmica Passiva,
  • Desenvolvimento de plataforma de processamento sísmico com interface gráfica amigável (GêBR),
  • análise e gestão de reservatórios,
  • métodos nucleares e potenciais para exploração de hidrocarbonetos.

A principal perspectiva do INCT-GP no momento é definida pelos seus objetivos

1) aprofundar e ampliar a cooperação científica com instituições e empresas nacionais e internacionais;

2) incorporar novos grupos de pesquisadores, colaboradores e instituições que atuam na área de geofísica aplicada ao estudo, à exploração e ao monitoramento de reservatórios de hidrocarbonetos;

3) consolidar sua infra-estrutura física e construir suas ferramentas de gestão, de divulgação e de intercâmbio científico.

 

Pessoal formado e contratado por empresas ou universidades

EMPRESAS

do setor PETRÓLEO

SCHLUMBERGER

1

FLAMOIL

1

GEORADAR

1

PGS

1

PETROBRAS

>10

CGG-VERITAS

2

UNIVERSIDADES

UFRN

2

UFS

1

 

 

INDICADORES DE PESQUISA

NÚMEROS DA PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA NO PERÍODO

TIPO

Quantidade

LIVROS

03

ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

NACIONAIS

06

INTERNACIONAIS

18

TRABALHOS APRESENTADOS EM CONGRESSOS

NACIONAIS

13

INTERNACIONAIS