Cinco laboratórios, área administrativa, equipamentos de última geração e 1.450 m
2 de área construída. Essas são as configurações da nova sede do Cepetro, batizada de “Edifício Saul Suslick”, em homenagem ao ex-diretor do Centro falecido no ano passado.
A cerimônia de inauguração aconteceu no dia 10 de setembro e contou com a presença de funcionários, alunos, pesquisadores, professores e autoridades como Fernando Ferreira Costa, reitor da Unicamp, Magda Chambriard, diretora da Agência Nacional de Petróleo-ANP, Solange da Silva Guedes, gerente executiva de Engenharia de Exploração e Produção da Petrobras, Osvair Vidal Trevisan, atual diretor do Centro, e Desirée Suslick, viúva de Saul Suslick.
O prédio conta com uma área administrativa e uma sala multimídia equipada com vídeo conferência e lousa interativa. Dos cinco laboratórios que ocupam a sede, dois são novos ( Laboratór io de Métodos Miscíveis de Recuperação e Laboratório de Emulsões) e três foram expandidos (Laboratório de Simulação e Gerenciamento de Reservatórios, Laboratório de Geofísica Computacional e Laboratório de Dinâmica de Risers).
Os investimentos para a construção da sede foram da ordem de R$ 4,5 milhões, provenientes de uma parceria entre a Unicamp e a Pretrobras. Durante a cerimônia de inauguração, Osvair Vidal Trevisan declarou que as novas instalações marcam a história do Cepetro e da atuação da Unicamp na área de petróleo e gás.
“A criação e a expansão destes laboratórios se dão num momento particular da história do petróleo no país, um momento de grandes desafios e de grandes oportunidades. Temos a certeza de que estas iniciativas significam um grande passo na direção de aparelhar a Universidade para enfrentar os desafios tecnológicos e de conhecimento trazidos à mesa com as descobertas das jazidas gigantes no horizonte do pré-sal brasileiro”, disse o diretor do Centro.
A nova sede do Cepetro fica na rua Cora Coralina, 350, na Cidade Universitária da Unicamp, em Campinas (SP).
Histórico
O Cepetro foi criado em 1987 por um parceria entre Unicamp e Petrobras devido à uma demanda crescente por pesquisas na área de petróleo. Desta parceria também nasceu o Departamento de Engenharia do Petróleo-DEP na Faculdade de Engenharia Mecânica-FEM. O Centro inovou ao unir profissionais da academia e da indústria em busca de novos conhecimentos e tecnologias para o setor e vem contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico na área de petróleo e gás no Brasil. Em seus 23 anos de existência, o Cepetro formou cerca de 350 mestres e doutores e produziu várias pesquisas básicas e aplicadas.
Cepetro Online nº 3- Outubro 2010