A Agência Espacial Americana anunciou a decisão de adiar em dois anos o lançamento do robô americano InSight, responsável pelo estudo do subsolo de Marte. Assim sendo, a Nasa remarcou o lançamento para 5 de maio de 2018.
A razão para o adiamento foi atribuída a um problema em um instrumento de medição sísmica fornecido pelo Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES).
"A compreensão do subsolo de Marte é um objetivo de planetólogos há muitas décadas e estamos muito felizes por estar de volta no caminho certo para lançar esta missão, agora em 2018", afirmou John Grunsfeld, chefe de programas científicos da Nasa.
A InSight (Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport) é a primeira missão destinada ao estudo do subsolo de Marte e deverá ter a duração de dois anos. A missão tem como objetivo estudar a formação dos planetas rochosos, o que inclui a Terra e sua evolução ao longo do tempo. O custo da missão está estimado em 675 milhões de dólares. Porém, com o atraso, o orçamento deverá sofrer algumas alterações.