Paradigm
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Selecionada pelo segundo ano consecutivo como finalista do Prêmio de Inovação Tecnológica da ANP, a Invision Geofísica é uma empresa especializada em inversão sísmica de alta resolução e caracterização de alvos exploratórios.  A indicação confirma, mais uma vez, a vocação da Invision para o desenvolvimento de metodologias inovadoras para a indústria de O&G.

Outro destaque da Invision é o estabelecimento este ano da parceria de P&D com a petroleira chinesa Sinochem para aprimorar sua solução de inversão de forma de onda AVA-FWI. Trata-se de uma nova implementação de inversão elástica de forma de onda, usando dados migrados.

"A grande vantagem da nossa abordagem de inversão de forma de onda é que ela nos permite aproveitar os benefícios da robustez e da eficiência dos algoritmos modernos de imageamento, para concentrar esforços em estimar de forma mais precisa as propriedades elásticas do meio (VP, VS e densidade), o que é fundamental para os nossos fluxos de trabalho para avaliação de reservatório e alvo exploratório",  comentou o Dr. Igor Braga, diretor-executivo da Invision, acrescentando: "Testes comparativos comprovam um ganho de qualidade nas estimativas da densidade e de VS (velocidade da onda S), com a inversão AVA-FWI, utilizando somente com o campo de ondas compressional, produzindo assim, resultados equivalentes ao da inversão conjunta multicomponente".

Apesar da fase extremamente difícil por que passa a indústria do petróleo, Igor Braga apresenta uma visão otimista sobre a situação atual do mercado nacional de serviços de geofísica. Segundo o executivo, a Invision possui algumas vantagens competitivas para estes tempos de baixa atividade.  Ser uma empresa 100% brasileira e executar os serviços com toda a tecnologia produzida internamente, com base de custo em reais, é um diferencial que torna seus preços ainda mais competitivos quando convertidos para a moeda norte-americana. Em função disso, os fluxos de serviços da linha de software Highseis (melhoria da qualidade sísmica) e HS-Strat (inversão elástica estratigráfica) têm sido aplicados com regularidade, beneficiando os clientes nacionais que sempre demonstram satisfação com os resultados.

invision fluxograma

Oportunidades

Outros projetos em fase embrionária são ótimas oportunidades para o estabelecimento de novas parcerias de P&D. Merece destaque o desenvolvimento de software para a redução do risco exploratório,  através de análise integrada de alvo exploratório, combinando o fluxo de alta resolução e análise multiatributos.

"Temos convicção de que este projeto auxilia de forma significativa na avaliação de áreas de novas fronteiras, como a Margem Equatorial Brasileira, e podem contribuir decisivamente para alguns desafios do pré-sal", salientou o diretor-executivo da Invision.

Com base no foco ao desenvolvimento tecnológico, a Invision construiu um portfólio de serviços de altíssima qualidade. Entre estes, pode-se citar não apenas suas metodologias de precondicionamento de dados sísmicos e seus fluxos de trabalho para caracterização e inversão petrofísica, mas também o processamento terrestre e marítimo de áreas de grandes complexidade geológica.

Geofísica Brasil

Comente este artigo



Atualizar

CPGEO