
Seções
Quero ser geofísico
Geofisiqueiros
Spectrum e Furg criam parceria na Bacia de Pelotas
- Detalhes
- Clipping
- Criado: 28/11/2014
O gerente-geral da Spectrum Brasil, João Carlos Corrêa, oficializou parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) para ampliar o conhecimento sobre o potencial petrolífero da Bacia de Pelotas, na costa gaúcha.
O acordo foi assinado nesta quarta-feira (26) durante a reunião-almoço promovida pela Câmara de Comércio do Rio Grande, com a participação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI).
A Spectrum se comprometeu a realizar um levantamento da vida marinha em conjunto com os dados sísmicos, dentro um acordo com a universidade no âmbito do processo de licenciamento ambiental que a empresa protocolou junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As informações sobre a fauna contribuirão para minimizar possíveis impactos ambientais futuros.
O Rio Grande do Sul tem a expectativa de que a Bacia de Pelotas seja ofertada na 13ª Rodada de Licitação de Blocos Exploratórios da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), prevista para 2015.
"O que leva as empresas a disputarem os blocos é o potencial conhecido da área. Por isso, é tão importante a realização desse levantamento prévio", explica o vice-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Aloísio Nóbrega, que participou da abertura do evento.
Atualmente, existem apenas oito poços perfurados na Bacia de Pelotas, o último de 2001. Até recentemente, a amostragem disponível era feita por linhas sísmicas esparsas e produzida com tecnologias ultrapassadas, o que caracteriza uma situação de bacia inexplorada, esclarece Nóbrega. Os novos dados permitirão maior detalhamento e precisão, e a expectativa é de que indiquem potencial exploratório. Descobertas recentes na porção uruguaia da Bacia de Pelotas e na costa da Namíbia (de mesma origem geológica) endossam essa possibilidade.
A última vez em que a Bacia de Pelotas foi oferecida em rodada da ANP foi em 2004, quando a Petrobras arrematou seis blocos, ainda em fase exploratória.