logo
  • GlobalGeo Top Banner-04092014

 


Paradigm Campanha 28082014

Angola elabora mapa geológico nacional

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

O Plano nacional de geologia deve ser implementado até 2017 e está orçado em 400 milhões de dólares. Um projecto envolvendo alta tecnologia, como meios aéreos, que permitirá elaborar um mapa geológico nacional, já que o actual remontaria à época colonial.

O acto inaugural teve lugar no Aeroporto de Luanda com o primeiro vôo específico a este programa visando apurar-se o real potencial do subsolo angolano, na presença do ministro de Estado e Chefe da casa civil da presidência da república, Edeltrudes Costa.

Um programa que conta com a intervenção de quatro empresas internacionais, eleitas em concurso público, entre as quais uma chinesa (CITIC), uma brasileira, uma portuguesa e uma espanhola.

A primeira fase, está prevista a aquisição de dados na zona nordeste do país e, a partir de Junho, no noroeste e no sul. O fim da pesquisa está previsto para 2017, dentro dos 18 e 24 meses poderão ser conhecidos os primeiros resultados.

Angola possui grandes riquezas no seu subsolo: para além do petróleo os diamantes atraem, nomeadamente, nas regiões das Lundas, muitos garimpeiros provenientes de países limítrofes, como da vizinha República democrática do Congo.

RFI

 

Comente este artigo



Atualizar


Últimas notícias

As mais lidas