logo
  • GlobalGeo Top Banner-04092014

 


Paradigm Campanha 28082014

CPRM desenvolve produtos de interpretação e integração Geofísica-Geologia

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Um tema atraiu bastante atenção dos participantes do VI Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin): Os "Mapas de Interpretação e Integração Geofísica-Geológica da CPRM – um produto inicial para mapeamento geológico e prospectivo.

Apresentado durante o VI Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin) pelo geólogo Marcus Flavio Chiarini, coordenador dos projetos de interpretações geofísicas do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), os trabalhos recém-concluídos geraram um importante produto com valor agregado de conhecimento em áreas extensas em curto período de tempo e a baixo custo.

Segundo Chiarini, o desenvolvimento dos projetos se deu em função da grande quantidade de dados aerogeofísicos gerados e a dimensão das áreas levantadas. Estas áreas ultrapassam em muito a capacidade de investigação dos trabalhos de mapeamentos geológicos tradicionais. "Desta forma, torna-se interessante a disponibilização de um produto inicial com grande contribuição de interpretações geofísicas", explicou.

Além da construção de metodologia padronizada para Interpretação aerogeofísica, os projetos experimentais de Interpretação e Integração Geofísica-Geológica buscam suprir a demanda por conhecimento geológico-geofísico em alta velocidade na escala 1:250.000. Os métodos incluem interpretação aerogeofísica, confrontamento desta com a base de afloramentos, breve checagem de campo e integração com o banco de dados da CPRM. Os produtos finais dos estudos não têm como objetivo substituir o mapeamento geológico, mas fornecer conhecimento e subsídio para seleção de áreas para mapeamento geológico de detalhe e prospecção mineral.

Chiarini ressaltou que os projetos estão em sintonia com as diretrizes da diretoria da CPRM, que vem investindo na inovação, desenvolvimento de técnica e incremento ao tratamento de dados. Tais projetos vêm demostrando eficácia no acréscimo de informações, marcando assim uma nova fase no desenvolvimento do conhecimento geológico básico do país.

Chiarini detalha os projetos experimentais de Interpretação e Integração Geofísica-Geológica

 

Comente este artigo



Atualizar


Últimas notícias

As mais lidas