logo
  • Ies Brazil

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

Repsol Sinopec retoma perfuração no BM-C-33

A Repsol Sinopec retomou a perfuração do poço de avaliação SEAT-2, no bloco BM-C-33, localizado em águas profundas da parte sul da Bacia de Campos. Parte do plano de avaliação da área no pré-sal, a campanha vem sendo executada há duas semanas pelo navio-sonda Ocean Mylos, da Ocean Rig, que já havia perfurado a primeira seção do poço no final de 2013.

A perfuração do poço em duas etapas foi motivada pela necessidade de realização de adaptações - calibração e testes hidrostáticos - no BOP da sonda. Na primeira fase, concluída em janeiro, a perfuração do poço atingiu cerca de 5 mil metros de profundidade, sem utilização do BOP. Em seguida, a Ocean Mylos foi remanejada para operar na primeira seção do poço Pão de Açúcar, outro prospecto da área.

No momento, a perfuração no SEAT-2 alcança 5,2 mil m de profundidade, mas o objetivo final do poço é 6,7 mil metros. A previsão da Repsol Sinopec é que o poço seja concluído entre os meses de junho e julho. Em seguida, a petroleira realizará um pequeno teste de produção no local.

Concluída essa etapa, a sonda voltará, entre agosto e setembro, ao prospecto de Pão Açúcar para retomar a perfuração a perfuração interrompida na área e que deverá ser concluída possivelmente entre janeiro e fevereiro de 2015.

Após perfurar o SEAT-2 e o Pão de Açúcar, a Repsol Sinopec avaliará os resultados coletados e a necessidade de perfuração de novos poços. O programa de trabalho da petroleira, acordado com a ANP, prevê a perfuração de dois poços firmes e quatro contingentes na área até agosto de 2016, o que poderá exigir investimentos de até US$ 2,1 bilhões.

Análises preliminares feitas na área indicam a possibilidade de um volume in place de 700 milhões de barris de óleo e mais 3 TCF de gás natural.

Energia Hoje - 15/04/2014 - Por Claudia Siqueira

Últimas notícias

As mais lidas