
Seções
Quero ser geofísico
Geofisiqueiros
Enquete
jVS by www.joomess.de.
Mídias Sociais



ANP quer fazer do Paraná um Parnaíba
- Detalhes
- Clipping
- Criado em 02/12/2013
No dia seguinte à 12ª Rodada de Licitações, em que 16 dos 19 blocos da Bacia do Paraná foram arrematados, a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, falou à coluna sobre a região.
A agência espera fazer do Paraná um novo Parnaíba, de onde já são extraídos cinco milhões de metros cúbicos de gás natural.
"Em 2007, a ANP licitou 30 mil quilômetros quadrados na Bacia do Parnaíba (PI-TO-MA), que já resultaram em descobertas comercias. Estamos fazendo rigorosamente o mesmo no Paraná" diz Magda.
Anteontem, a agência ofertou 49 mil quilômetros quadrados na bacia, que engloba oito estados brasileiros. Seis empresas, Petrobras e Copel (a companhia de eletricidade paranaense) entre elas, arremataram 43 mil quilômetros.
"Poucos se deram conta que essa área é mais de quatro vezes a Bacia do Recôncavo, sublinhou a diretora: Não tínhamos nenhuma empresa na região. Agora, temos seis. A produção ali, se bem sucedida, pode atender à geração de energia e à demanda de indústrias de São Paulo e do Sul. Estamos falando do maior mercado consumidor da América do Sul".
O investimento exploratório mínimo nos blocos será de R$ 229 milhões em cinco anos.