logo

Enquete

Dia Nacional do Geofísico

Qual data você escolheria​ para ser proclamada​ como o Dia Nacional do Geofísico?

15 de Outubro (Fundação do Observatório Nacional em 1827)
3 de Abril (Proclamação do Ano Internacional da Geofísica pela ONU em 1957)
23 de Junho (Declaração da Antártida como território de livre pesquisa em 1961)
26 de Maio (Fundação do primeiro Departamento de Geofísica no Brasil em 1972)
20 de Novembro (Abertura do 1º Congresso da Sociedade Brasileira de Geofísica em 1989)
» Go to poll »
1 Votes left

Feed RSS

Twitter

Secretaria de Mineração cadastra áreas exploradas no Piauí

A Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis iniciou o cadastro de áreas de exploração de minérios no Piauí, com o intuito de mapear todas as áreas exploradas ou com potencial de exploração no Estado. O cadastro leva em conta os resultados das pesquisas realizadas pelo Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM), bem como informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz).

"Nosso principal objetivo é ter controle em relação ao que está sendo feito no Piauí, para sabermos quem está explorando o que, onde e de que forma. Além disso, de posse dessas informações poderemos auxiliar as empresas com apoio técnico, bem como intermediar conversações com órgãos de fomento como a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene)", explica Tadeu Maia Filho, secretário estadual de Mineração.

O processo de cadastro contempla os seguintes aspectos: nome da empresa exploradora do minério, endereço, município que está sendo explorado, incentivo fiscal, bem mineral explorado, localização das minas, capacidade instalada, média de produção mensal, número de empregados, dados da reserva, área de plano de manejo florestal, principais dificuldades, dentre outras informações relevantes para o mapeamento das áreas ricas em minérios.

odia.com - 06/12/2012

Últimas notícias

As mais lidas