Seções
Quero ser geofísico
Geofisiqueiros
Enquete
Qual data você escolheria para ser proclamada como o Dia Nacional do Geofísico?
Feed RSS
- Detalhes
- Clipping
- Criado em 07/12/2012
ANP confirma 11ª Rodada para maio de 2013
A diretora-presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, reforçou nesta quinta-feira que, a pedido da presidente Dilma Rousseff a próxima rodada de licitação de petróleo e gás deve acontecer em maio como previsto, e em novembro ocorrerá a primeira rodada para o pré-sal.
A diretora destacou que, após a definição da divisão dos royalties de novos poços, ocorrida na semana passada com a sanção da lei dos royalties, esses processos agora podem ter andamento.
- A recomendação da presidente continua sendo maio, e novembro para a primeira do pré-sal. Nas áreas, a 11ª rodada continua sendo o foco na margem equatorial, mas também aguardava essa questão dos royalties , que agora já está com a alíquota definida, de 15% na área do pré-sal, que era o que a gente precisava - afirmou a diretora, durante Fórum das Agências Reguladoras.
Segundo a diretora, ainda não há previsão de uma nova rodada de leilões para poços em terra, por falta de volume. Mas Magda afirmou que isso pode ser incluído em outros leilões, caso as empresas requisitem.
Ela também sinalizou no encontro que a agência "não vê problemas" para que a petroleira Chevron volte a produzir no pais . Magda disse que não há prazo para que isso ocorra e destacou a liberação para perfuração e injeção não deverá ocorrer.
- Perfuração e injeção, não. Mas para a produção está em estudo. Não dá para antecipar quando vai ser, mas não vejo maiores problemas para retorno à produção - disse Chambriard.
A Chevron foi impedida de atuar no Brasil após incidente de derramamento no Campo de Frade.
Royalties do Petróleo
Magda Chambriard não comentou a decisão da presidente em vetar trechos da lei de divisão dos royalties do petróleo, nem sobre a possível tentativa de derrubada dos vetos no Congresso.