Seções
Quero ser geofísico
Geofisiqueiros
Enquete
Qual data você escolheria para ser proclamada como o Dia Nacional do Geofísico?
Feed RSS
- Detalhes
- Clipping
- Criado em 27/11/2012
HRT pede prorrogação de dez blocos exploratórios no Solimões
A HRT pediu a prorrogação do período de exploratório de dez blocos exploratórios na Bacia dos Solimões, nos quais pretende testar áreas ao sul das descobertas feitas no alinhamento de Juruá. Originalmente, o segundo período exploratório das áreas vence em março de 2013.
O pedido abrange os blocos SOL-T-151, 174, 192, 196, 197, 214, 215, 216, 217 e 218, nos quais a estratégia da petroleira é intensificar o levantamento de sísmica 3D. Atualmente, a companhia perfura, há cerca de um mês, o poço 1-HRT-10, no prospecto de Tucumã, SOL-T-192, localizado a 30 km da formação Juruá, na qual a companhia fez sucessivas descobertas de gás natural.
Se as novas prorrogações forem aprovadas pela ANP, os períodos exploratórios das 21 concessões da petrolífera no Solimões vão variar entre 2014 e 2015. Com a expansão da campanha exploratória ao sul, a HRT espera, novamente, encontrar reservas comerciais de óleo. O objetivo foi reiterado durante encontro de executivos da companhia com analistas, na última sexta-feira (23/110, no Rio de Janeiro.
Tight oil
Até o momento, a petroleira perfurou dois poços (1-HRT-4-AM e 1-HRT-6-AM) portadores de óleo, porém de baixa porosidade. Uma alternativa da companhia é desenvolver as áreas com técnicas de produção não convencional, contou o presidente da HRT O&G, Milton Franke. Inclusive, entrou na pauta da companhia a execução de fraturamento hidráulico nos reservatórios da Amazônia. Entretanto, o executivo ressaltou que não há nenhum projeto concreto, apenas estudos.