logo

Enquete

Dia Nacional do Geofísico

Qual data você escolheria​ para ser proclamada​ como o Dia Nacional do Geofísico?

15 de Outubro (Fundação do Observatório Nacional em 1827)
3 de Abril (Proclamação do Ano Internacional da Geofísica pela ONU em 1957)
23 de Junho (Declaração da Antártida como território de livre pesquisa em 1961)
26 de Maio (Fundação do primeiro Departamento de Geofísica no Brasil em 1972)
20 de Novembro (Abertura do 1º Congresso da Sociedade Brasileira de Geofísica em 1989)
» Go to poll »
1 Votes left

Feed RSS

Twitter

 

HRT estuda vender participação de 25% nos blocos do Solimões

A HRT estuda vender para um terceiro sócio participação de 15% nos 21 blocos que opera na Bacia do Solimões, além de exercer uma opção de venda de outros 10% para a russa TNK, atual sócia, com 45%, disse nesta sexta-feira (23/11) o CEO da HRT, Márcio Mello. Ao todo, a estratégia de desinvestimento da HRT prevê uma liquidação de ativos da ordem de R$ 300 milhões pelos próximos três anos.

A entrada de recursos, entretanto, pode ser maior. O novo farm-in da TNK está previsto no acordo firmado entre as duas companhias nas ocasião da compra de fatia de 45% dos blocos. O preço mínimo para a fatia de 10% é de R$ 230 milhões, em valores de 2012, e pode ocorrer ao final do primeiro semestre de 2013. 

"O Solimões é muito caro", ressaltou o executivo sobre o benefício esperado pela companhia com a entrada de um terceiro sócio, ao acrescentar que empresas estão procurando a HRT, interessadas em entrar na concessão.

Não há previsão quanto a valores para o farm-down planejado, apenas de que deve ser concluído em 2013. Porém, se concretizada a venda de 15% da concessão, – considerando o exercício da opção de venda para a TNK – a HRT permanecerá com 30%, o mínimo para continuar como operadora.

Venda de sondas

Além de devolver duas sondas onshore afretadas à Tuscany, em outubro, a HRT analisa a venda das quatro sondas encomendadas na China ao consórcio Andrews Technologies e Sichuan Honghua Petroleum. Inicialmente, duas seriam vendidas e duas trazidas para o Solimões. De acordo com Márcio Mello, a TNK teria interesse em duas unidades e uma empresa com atuação no Brasil e América Latina, nas outras duas.

Energia Hoje - 23/11/2012 - Gustavo Gaudarde

Últimas notícias

As mais lidas