Seções
Quero ser geofísico
Geofisiqueiros
Enquete
Qual data você escolheria para ser proclamada como o Dia Nacional do Geofísico?
Feed RSS
- Detalhes
- Clipping
- Criado em 26/11/2012
HRT estuda vender participação de 25% nos blocos do Solimões
A HRT estuda vender para um terceiro sócio participação de 15% nos 21 blocos que opera na Bacia do Solimões, além de exercer uma opção de venda de outros 10% para a russa TNK, atual sócia, com 45%, disse nesta sexta-feira (23/11) o CEO da HRT, Márcio Mello. Ao todo, a estratégia de desinvestimento da HRT prevê uma liquidação de ativos da ordem de R$ 300 milhões pelos próximos três anos.
A entrada de recursos, entretanto, pode ser maior. O novo farm-in da TNK está previsto no acordo firmado entre as duas companhias nas ocasião da compra de fatia de 45% dos blocos. O preço mínimo para a fatia de 10% é de R$ 230 milhões, em valores de 2012, e pode ocorrer ao final do primeiro semestre de 2013.
"O Solimões é muito caro", ressaltou o executivo sobre o benefício esperado pela companhia com a entrada de um terceiro sócio, ao acrescentar que empresas estão procurando a HRT, interessadas em entrar na concessão.
Não há previsão quanto a valores para o farm-down planejado, apenas de que deve ser concluído em 2013. Porém, se concretizada a venda de 15% da concessão, – considerando o exercício da opção de venda para a TNK – a HRT permanecerá com 30%, o mínimo para continuar como operadora.
Venda de sondas
Além de devolver duas sondas onshore afretadas à Tuscany, em outubro, a HRT analisa a venda das quatro sondas encomendadas na China ao consórcio Andrews Technologies e Sichuan Honghua Petroleum. Inicialmente, duas seriam vendidas e duas trazidas para o Solimões. De acordo com Márcio Mello, a TNK teria interesse em duas unidades e uma empresa com atuação no Brasil e América Latina, nas outras duas.