logo

Navegue por tags

academia anp concurso divulgação divulgação científica exploração geociências geofísica geologia IAG-USP INPE meio ambiente mercado mineraçao pesquisa Petrobras petróleo pré-sal produção SBGF SEG sísmica sísmica terrestre tecnologia treinamento

+ All tags

Enquete

Qual data você escolheria​ para ser proclamada​ como o Dia Nacional do Geofísico?
 
Clipping

Praia das Geociências nas areias do Gonzaga em Santos

Réplicas e fósseis de dinossauros, maquete de cinco metros do litoral de São Paulo, maquete do pré-sal, uma mini-plataforma de petróleo, museu de geociência, tudo reunido em um grande espaço na Praia do Gonzaga, em Santos, promete ser uma das principais atrações do 46º Congresso Brasileiro de Geologia.

A Praia das Geociências é um museu a céu aberto que pretende ser o ponto de encontro de estudantes, curiosos e toda a população da região. O público poderá ter acesso a informações importantes ligadas à educação ambiental, uso sustentável dos recursos oferecidos pela natureza como o petróleo, o gás e outros minerais.

As crianças podem participar de oficinas e atividades lúdicas, como a confecção de réplicas de fósseis ou espécies de dinossauros.

Outra estrela da exposição é a cabeça de um alossauro – tipo de lagarto carnívoro e bípede, que viveu há cerca de 140 milhões de anos. "A ideia é aproximar as pessoas da Geologia, ciência cada vez mais frequente ao cotidiano da maioria da população".

Toda a formação geológica da Terra é narrada por meio de uma linha do tempo, reduzida em 12 meses e chamada de planetbook (em referência à rede social Facebook). Na escala, o ser humano se desenvolve somente no último minuto do ano. Também há equipamentos e registros das primeiras explorações científicas da então província de São Paulo, datadas do final do século 19.

"É o local perfeito para passar uma manha agradável com a família e saber como podemos preservar os recursos naturais do planeta utilizando-os de forma sustentável. Será um dos nossos principais contatos com a cidade de Santos, queremos ver o público prestigiando esse evento importante para todos", explica Fábio Machado, presidente da Comissão Organizadora do 46º Congresso. "Quem comparecer a Praia das Geociências também vai levar como brinde uma mostra de petróleo que vamos distribuir", completa.

Além disso, todos os visitantes estão ganahando, na saída, uma amostra de petróleo do pré-sal, retirada da Baía de Santos. Cerca de 10 mil frascos estão disponíveis para o público.

46º Congresso acontece até 5 de outubro

Divulgação de novos dados nos mais variados setores da geologia fazem parte da programação do 46º Congresso Brasileiro de Geologia e 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa que acontece na cidade de Santos, de 30 de setembro a 5 de outubro, no Centro de Convenções do Grupo Mendes. Confira a programação.

Serviço

Praia das Geociências

Local: Praia do Gonzaga, Av. Presidente Wilson com Av. Ana Costa, Santos-SP.

Quando: de 29 a 30/9 das 11h às 18h / de 1 a 5/10 das10h às 18h/ 6/10 das 11h às 18h

Entrada gratuita

A Tribuna - 1º/10/2012
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
banner Strataimage
Banner

Últimas notícias

  • Petrobras, HRT e TNK Brasil assinam protocolo de intenções
  • AGU Meeting of the Americas recebe propostas de sessão
  • ANP investiga menos de 4% dos acidentes offshore
  • Produção de petróleo no Brasil crescerá 40%
  • Observatório Nacional comemora 185 anos com programação especial