logo

Navegue por tags

academia anp concurso divulgação divulgação científica exploração geociências geofísica geologia IAG-USP INPE meio ambiente mercado mineraçao pesquisa Petrobras petróleo pré-sal produção SBGF SEG sísmica sísmica terrestre tecnologia treinamento

+ All tags

Enquete

Qual data você escolheria​ para ser proclamada​ como o Dia Nacional do Geofísico?
 

A ANP autuou a Chevron pelo segundo acidente, mas, passados quatro meses do primeiro, ainda não concluiu o processo administrativo contra a empresa. Sem concluir o processo, não se pode determinar o valor da multa.

"Faltam algumas vírgulas", disse a nova diretora-geral da agência, Magda Chambriard. A autarquia afirma que tem papel importante na prevenção de acidentes, fazendo auditorias regulares de segurança operacional nas plataformas e analisando a documentação, entre outras providências.

Sem pesquisa

Um dado sintomático é revelado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Lá não existem propostas para estudos visando aumentar a prevenção de acidentes na indústria do petróleo.

Os esforços de pesquisa são no sentido de melhorar o desempenho da exploração e produção pelas empresas ou para limpeza pós-vazamento.

"Não houve tempo ainda de construirmos uma demanda específica para prevenção, mas qualquer projeto bem estruturado terá todo apoio para ser desenvolvido. É hora de o país começar a pensar nisso", disse o chefe do departamento da área de planejamento da Finep, Rogério Medeiros.

A Finep financiou em 2011 R$ 4 bilhões para estudos da cadeia de petróleo e quer aumentar esse valor para R$ 40 bilhões em poucos anos.

Folha de S. Paulo - 19/03/2012 - Denise Luna
 
Banner
Banner
banner Strataimage
Banner
Banner
banner Strataimage
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Últimas notícias

  • Vazamento foi causado por erro da Chevron, conclui PF
  • Simpósio de Geofísica será em novembro na Bahia
  • Dia Mundial da Água comemorado no Clube de Engenharia
  • Especialistas visitam Caruaru para estudar novo tremor de terra
  • Lukoil quer mudar lei russa para exploração de petróleo no Ártico