Otimização da Produção do Reservatório

Da China à Suíça, petróleo exportado pelos EUA se populariza

Três meses após os EUA cancelarem a proibição às exportações de petróleo, que estava em vigor havia 40 anos, o óleo norte-americano está fluindo praticamente para todos os cantos do mercado e reformulando o mapa mundial da energia.

Tremores de terra assustam moradores em Mairinque

Três tremores de terra foram registrados em Mairinque (SP), na tarde de quarta-feira, na magnitude de 2,2 graus na escala Richter.

Chariot inicia pesquisa sísmica na bacia de Barreirinhas

A Chariot Oil & Gas iniciou sua atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 3D na Bacia de Barreirinhas, no dia 9 de Março de 2016

78% dos empregos no mundo dependem de recursos hídricos

A falta de fornecimento de água seguro, adequado e confiável para os setores altamente dependentes de recursos hídricos resulta na perda ou no desaparecimento de empregos e pode limitar o crescimento econômico mundial nos próximos anos,

Petrobras adia projetos no pré-sal

A Petrobras ainda prepara internamente a nova versão de seu plano de negócios, mas já é possível antecipar que a provável redução dos investimentos da estatal passa pela postergação de projetos no pré-sal.

Aumentando a recuperação no campo de Lula

A entrada da Shell no projeto de produção do campo de Lula, no cluster do pré-sal da Bacia de Santos, será fundamental no desenvolvimento da segunda fase do campo. A avaliação é do COO da Galp, Thore Kristiansen, que participou de conferência com analistas de mercado.

ANP faz consulta pública sobre perfis de poços

A ANP realiza no próximo dia 4 uma audiênicia pública sobre a resolução que estabelece procedimentos para formatação e entrega de dados digitais de perfis de poços de petróleo e gás natural. 

Agonizando por desastre, Mariana vê retorno da Samarco como alternativa

População sofre com aumento do desemprego desde que as minas da empresa foram fechadas, há quatro meses, após rompimento de barragem de rejeitos de mineração

Galp faz primeiro poço em Portugal

Empresa portuguesa tem uma exploração no Alentejo, em alto-mar, a 80 quilómetros de Sines. Este poço será para saber se há óleo e o maior investimento é da Eni, parceira no projeto

Ceará terá estação sismográfica para estudar tremores na região

Após a ocorrência de novos tremores de terra entre Solonópole e Jaguaribe (CE), técnicos da Defesa Civil e do Laboratório de Sismologia da UFRN vão instalar estações sismográficas no local para estudar as causas.

Justiça suspende exploração do gás xisto em Alagoas e Sergipe

Na ação, o Ministério Público Federal pede que não seja dado seguimento aos procedimentos realizados na 12ª e 13ª Rodada de Licitações da ANP, no que se refere à exploração de gás de xisto pela técnica de fraturamento hidráulico.

Retorno do petróleo de xisto dos EUA será lento

Com os preços do petróleo mostrando sinais de estabilidade, produtores norte-americanos e empresas que prestam serviços ao setor alertam que elas talvez não sejam capazes de retomar as perfurações imediatamente.

Disco de vidro pode armazenar 360TB de dados por 13 bilhões de anos

Estima-se que os seres humanos estejam produzindo diariamente dados equivalentes a 10 milhões de discos Blu-ray e muitos desses dados precisam ser armazenados em algum lugar.

NASA adia lançamento de robô para Marte

Adiamento da missão que levará um robô para estudar o subsolo de Marte é atribuido a um problema em um instrumento de medição sísmica.

Indicação de novo diretor da ANP é aprovada pela Comissão de Infraestrutura

Por 16 votos a 2, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou nesta quarta-feira (9) o nome de Aurélio Cesar Nogueira Amaral, para o cargo de diretor da ANP. A indicação segue agora para votação em Plenário.

Nova fase do Parque das Conchas começa a produzir em breve

O primeiro óleo da terceira fase de exploração do campo BC-10, conhecido como Parque das Conchas, em águas profundas da Bacia de Campos, deve ser bombeado a qualquer momento em breve, disse nesta terça-feira o presidente da Shell no Brasil, André Araújo.

Governo amplia Repetro e incentiva setor de petróleo

A edição do DOU desta quarta-feira (9) trouxe a publicação da Resolução número 2 de 2016 do CNPE com a ampliação do Repetro para além de 2019 e outras medidas de incentivo às petroleiras.

Brasil amplia participação em pesquisas sobre grafeno

Doze anos depois da descoberta do grafeno, diversos países continuam na corrida para conseguir produzir em grande escala e alta qualidade o material obtido do grafite.

Museu Geológico de Lisboa, um segredo à espera de ser descoberto

Escondido no segundo andar do antigo Convento de Jesus, na Rua da Academia das Ciências, o Museu Geológico é um segredo bem guardado. Tão bem guardado que nem os moradores da área sabem que existe.

ABEP vê risco ao pré-sal e pede anulação de duas leis fluminenses

A Associação Brasileira de Exploração e Produção de Petróleo apesentou ao Supremo Tribunal Federal duas ações contra duas leis do estado do Rio, que tratam da carga tributária do setor do petróleo.

Número de poços de petróleo em terra cai 31% no Ceará

Em 2005, o Ceará tinha 382, número que agora está em 261, segundo informações divulgadas pela Petrobras. Segundo a ANP, o Estado chegou a ter 495 poços terrestres em plena produção no ano de 2008, mas esse número foi caindo gradativamente ao longo dos anos

ANP promove workshop sobre o Regulamento Técnico 3/2015

Em 23 de fevereiro, a ANP promoveu o primeiro workshop técnico sobre a nova regulamentação, que contou com a participação de 56 interessados, entre os quais, representantes de diversas empresas petrolíferas.

Ex-executivos do Ibama denunciados por irregularidades

Ex-presidente Roberto Franco e e ex-diretor de Licenciamento Ambiental Sebastião Custódio devem responder por irregularidades na concessão de licenças ambientais

Produção de petróleo no Brasil cresce 830 mil barris até 2021, prevê AIE

Apesar da crise em que está metida a Petrobras, o Brasil é apontado pela Agência Internacional de Energia (AIE) como segundo país onde a produção de petróleo mais deve crescer nos próximos cinco anos fora da Opep, o cartel dos grandes países produtores.

Petroleiras dos EUA preveem corte de produção

Por mais de um ano, as produtoras de petróleo norte- americanas conseguiram continuar bombeando apesar da queda mundial nos preços do petróleo. Elas estão finalmente começando a ceder.

CPGEO
CGG Rodapé