logo

Enquete

Dia Nacional do Geofísico

Qual data você escolheria​ para ser proclamada​ como o Dia Nacional do Geofísico?

15 de Outubro (Fundação do Observatório Nacional em 1827)
3 de Abril (Proclamação do Ano Internacional da Geofísica pela ONU em 1957)
23 de Junho (Declaração da Antártida como território de livre pesquisa em 1961)
26 de Maio (Fundação do primeiro Departamento de Geofísica no Brasil em 1972)
20 de Novembro (Abertura do 1º Congresso da Sociedade Brasileira de Geofísica em 1989)
» Go to poll »
1 Votes left

Feed RSS

Twitter

Terremoto de 4.7 graus é sentido em Porto Velho e interior de Rondônia

Um terremoto de 4,7 graus na escala Richter atingiu na noite deste domingo o estado de Rondônia, no Norte do Brasil. A informação foi confirmada pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS).

O tremor aconteceu a 30 quilômetros de Rio Crespo, a 19 quilômetros de profundidade. 

De acordo com informações do Painel Global de Monitoramento da Terra em Tempo Real, o fenômeno, considerado leve, ocorreu por volta das 18h57min (horário local). Não há registros de prejuízos materiais ou vítimas.

O abalo sísmico foi sentido por moradores das cidades do vale do Jamari, Porto Velho, Alto Paraíso, Rio Crespo e Ariquemes, no Estado de Rondônia.

Testemunhas relataram que o tremor durou entre 10 a 15 segundos, segundo informações do jornal Zero Hora News. Não há noticias sobre eventuais estragos.

Acre volta a tremer

O município de Ariquemes (a 200 km de Porto Velho) também sentiu o tremor. Segundo o empresário Nerone Simioli, o terremoto durou de 10 a 15 segundos. "Parecia o tremor de máquinas que passam compactando as ruas. Tremeu bastante", relatou. Na zona Sul da capital, o morador do bairro Cohab, Bruno Natanael  relatou o momento em que percebeu o terremoto. "Vi a porta tremer e pensei que era alguma carreta passando na rua. Só depois soube que na verdade era um terremoto", disse assustado.

O Brasil está localizado no centro da Placa Sul-Americana, onde a espessura é de 200 quilômetros. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, a localização, no entanto, não significa a ausência de sismicidade. A percepção desses abalos depende da ocupação territorial e da instalação de estações sismográficas.

Voz da Rússia / Portal Amazônia - 26/11/2012

Últimas notícias

As mais lidas