Seções
Quero ser geofísico
Geofisiqueiros
Enquete
Qual data você escolheria para ser proclamada como o Dia Nacional do Geofísico?
Feed RSS
- Detalhes
- Sismologia
- Criado em 26/11/2012
Terremoto de 4.7 graus é sentido em Porto Velho e interior de Rondônia
Um terremoto de 4,7 graus na escala Richter atingiu na noite deste domingo o estado de Rondônia, no Norte do Brasil. A informação foi confirmada pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS).
O tremor aconteceu a 30 quilômetros de Rio Crespo, a 19 quilômetros de profundidade.
De acordo com informações do Painel Global de Monitoramento da Terra em Tempo Real, o fenômeno, considerado leve, ocorreu por volta das 18h57min (horário local). Não há registros de prejuízos materiais ou vítimas.
O abalo sísmico foi sentido por moradores das cidades do vale do Jamari, Porto Velho, Alto Paraíso, Rio Crespo e Ariquemes, no Estado de Rondônia.
Testemunhas relataram que o tremor durou entre 10 a 15 segundos, segundo informações do jornal Zero Hora News. Não há noticias sobre eventuais estragos.
Acre volta a tremer
O município de Ariquemes (a 200 km de Porto Velho) também sentiu o tremor. Segundo o empresário Nerone Simioli, o terremoto durou de 10 a 15 segundos. "Parecia o tremor de máquinas que passam compactando as ruas. Tremeu bastante", relatou. Na zona Sul da capital, o morador do bairro Cohab, Bruno Natanael relatou o momento em que percebeu o terremoto. "Vi a porta tremer e pensei que era alguma carreta passando na rua. Só depois soube que na verdade era um terremoto", disse assustado.
O Brasil está localizado no centro da Placa Sul-Americana, onde a espessura é de 200 quilômetros. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, a localização, no entanto, não significa a ausência de sismicidade. A percepção desses abalos depende da ocupação territorial e da instalação de estações sismográficas.