logo
  • GlobalGeo Top Banner-04092014

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.


Paradigm Campanha 28082014

Brasil vai capacitar recursos humanos para explorar Elevação do Rio Grande

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

O ousado Programa de Geologia Marinha desenvolvido pela CPRM entra agora numa nova fase com a aprovação pela Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISBA), órgão das Nações Unidas, do plano de trabalho apresentado pela CPRM para pesquisar e explorar, durante 15 anos, uma área de 3 mil km², na Elevação do Rio Grande, localizada em águas internacionais do Atlântico Sul.

A declaração é do diretor da CPRM, Roberto Ventura, durante a conferência que debateu a exploração dos oceanos e seus recursos minerais, que faz parte da programação do Congresso Brasileiro de Geologia, que está sendo realizado em Salvador, na Bahia.

Ventura explicou como foram realizadas as pesquisas que subsidiaram a formatação da proposta brasileira. Ele destacou a importância dos interesses nacionais na exploração de recursos minerais marinhos. O diretor citou desafios que considera relevantes para o sucesso dessa nova fase nas pesquisas, com a formação de recursos humanos, desenvolvimento tecnológico e execução de projetos em parceria com países da América do Sul e África.

"A CPRM está montando um programa de treinamento que busca promover a integração entre pesquisadores de diversas áreas. Essa iniciativa é um passo importante para formação de recursos humanos, e oportunidade para que áreas como a biologia, geofísica, geologia e oceanografia possam se integrar cada vez mais nesses estudos que pode trazer resultados surpreendentes, já que estamos explorando uma nova fronteira do conhecimento", disse Ventura.

A estudante de geologia Maria Fernanda, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), era um das mais de 200 pessoas que lotaram uma sala para assistir a palestra ministrada por Roberto Ventura na manhã desta segunda-feira (22/9), que abordou a origem da Elevação do Rio Grande. Ela também esteve na conferência, pois o assunto lhe despertou interesse. "Já havia lido reportagens sobre esse estudo e fui me interessando pelo tema. Quando vi que na programação do congresso haveria palestras para debater o assunto fiz questão de conhecer mais sobre o lado técnico dessas pesquisas", disse a estudante que pretende se especializar mais para trabalhar na área.

Fórum discute participação do Brasil em programa internacional de perfuração científica

Cientistas da Alemanha, França, Estados Unidos e brasileiros participaram do encontro

 

O Brasil está próximo de integrar o Programa Internacional de Perfuração Continental Científica (ICDP). Para discutir o assunto pesquisadores brasileiros se reuniram em um fórum durante o Congresso Brasileiro de Geologia, que acontece em Salvador. O encontro contou com participação de cientistas da Alemanha, França, Estados Unidos e brasileiros.

O diretor Roberto Ventura e a pesquisadora Maísa Bastos Abram participaram do painel que tratou da participação brasileira no programa. A iniciativa reuniu ainda representantes da Petrobras, ANP, USP e Unicamp. "O programa fortalece a parceria com outras instituições de pesquisa do Brasil e do exterior", destacou.

Na ocasião, Ventura falou sobre os principais projetos de pesquisa da Instituição. Ele destacou ainda que a CPRM possui valioso acervo de amostras de testemunhos de furos de sondagens guardados na rede de litotecas mantidas pela Companhia. O diretor citou a litoteca de Caeté, em Minas Gerais, que armazena uma quantidade significativa de informações geológicas de projetos históricos da empresa; além de 20 mil toneladas de amostras de rochas e outros materiais coletados durante as expedições realizadas pela CPRM no Atlântico Sul.

CPRM - 25/09/2014
SAExploration_2014
IHS KINGDOM 2015

Últimas notícias

As mais lidas