A Inversão do Vetor de Magnetização (MVI) do VOXI ajudou a identificar estruturas na área de Pontes e Lacerda, um distrito de ouro na latitude de -12°, sudoeste do Brasil, onde anomalias magnéticas com polaridade invertida são pouco compreendidas, em um estudo apresentado pela Geosoft no SIMEMIN 2016.
A área de Pontes e Lacerda tem sido alvo de atenção atualmente. Uma descoberta de ouro atraiu a atenção de empresas de mineração para a área e motivou a equipe da Geosoft a testar a efetividade dos métodos de MVI com dados de levantamentos aerogeofísicos da região disponibilizados pela CPRM, Serviço Geológico do Brasil.
Usando o MVI, a equipe da Geosoft fez uma inversão de alta resolução dos dados da área estudada (150m x 150m x 75m), obtendo como resultado um voxel composto por 1083 x 750 x 44 células. O modelo identificou com sucesso as principais feições geológicas em superfície e em profundidade, marcando anomalias magnéticas ao longo de uma zona de cisalhamento, e indicou a profundidade das rochas do embasamento abaixo de uma espessa cobertura Holocênica na porção ocidental da área estudada.
Leia o resumo do artigo na Earth Explorer. Faça o download do artigo para mais detalhes.