Palestrante: Dra. Lucia Maria da Costa e Silva
A palestra ministrada em 5 de outubro pela pesquisadora da CPRM Lúcia Maria da Costa e Silva, sobre Aperfeiçoamento da Segurança de Barragens por meio da Geofísica, reuniu na Superintendência Regional de Belém, técnicos da CPRM, DNPM, SEMAS, SAAE. Na ocasião, a pesquisadora abordou possibilidade e exemplos do uso da geofísica no monitoramento de barragens de mineração.
A palestrante explicou como funciona o uso tradicional da Geofísica em barragens, o monitoramento que precede a construção de barragens e que continua durante seu funcionamento, por meio de Sismologia. O foco da palestra foi o uso da Geofísica nas fases de Implantação da barragem, monitoramento, Pós-Desastre e na Recuperação de Área Degradada.
Público presente na palestra
Lúcia Travassos, gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Belém, destaca a importância da inciativa que busca capacitar técnicos da unidade regional dentro deste tema, tendo em vista que CPRM acaba de assinar um acordo de cooperação técnica com o Ministério de Minas e Energia e DNPM para dar suporte técnico no monitoramento de barragens de rejeito de mineração, principalmente, nos Estados de Minas Gerais e Pará.
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM