Rio de Janeiro, 30 de agosto de 2016 – Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras e a empresa norueguesa Statoil assinaram, hoje, um Memorando de Entendimento no qual se comprometem a avaliar oportunidades de cooperação alinhadas às suas estratégias empresariais.
As companhias buscarão concluir parcerias em campos maduros offshore, potencializando suas competências técnicas, com o objetivo de otimizar os fatores de recuperação de petróleo desses ativos, que estão localizados nas bacias de Campos e Santos.
Outro ponto relevante deste memorando será o esforço conjunto para avançar em propostas para participação conjunta em futuras licitações de áreas exploratórias. Isso dá continuidade à parceria que as empresas já têm no Brasil e no exterior, além de capturar valor por meio do uso de novas tecnologias de aumento de recuperação de petróleo e da simplificação de atividades operacionais.
Atualmente, a Petrobras e a Statoil estão consorciadas em 13 blocos, em fase de exploração ou de produção, sendo 10 no Brasil e 3 no exterior.
Por último, as duas companhias, que têm uma posição relevante na produção atual e futura de gás natural no Brasil, pretendem trabalhar juntas para otimizar o aproveitamento do gás, incluindo sua infraestrutura e monetização e podendo, ainda, considerar investimentos conjuntos em projetos de escoamento e processamento, inclusive com a atração de novos parceiros.
O memorando assinado hoje não tem cláusulas vinculantes, mas indica a intenção das duas empresas em trabalhar conjuntamente, em um horizonte de dois anos, para viabilizar esses projetos. Os valores envolvidos dependerão das negociações que serão feitas a partir da assinatura do documento.
Petrobras - RI