Otimização da Produção do Reservatório

Usos e usuários finais de Nióbio

A aplicação mais importante do nióbio é como elemento de liga para conferir melhoria de propriedades em produtos de aço, especialmente nos aços de alta resistência e baixa liga usados na fabricação de automóveis e de tubulações para transmissão de gás sob alta pressão.

Formação do petróleo requer condições especiais de temperatura

Formação do petróleo requer condições especiais de temperatura

Entenda a sua composição e como se originou no subsolo do planeta

Amostra de Sedimentos do Assoalho Marinho

Amostra de Sedimentos do Assoalho Marinho

Trata-se da utilização de mecanismos mecânicos para extrair amostras do fundo marinho, podendo ser utilizados diversos procedimentos.

Sonar de varredura lateral

Sonar de varredura lateral

Sistema de sensoriamento ativo. Trata-se de um equipamento rebocado, podendo variar seu posicionamento vertical na coluna d'agua, que utiliza os princípios do método acústico.

Batimetria multifeixe

Batimetria multifeixe

Método acústico que tem como objetivo o delineamento da morfologia do fundo marinho, tendo com principio físico o tempo entre a emissão e recepção do sinal acústico e velocidade do som na água.

Magneto-Telúrico

Magneto-Telúrico

É um método eletromagnético cuja as fontes são as correntes telúricas em subsuperfície induzidas por campos magnéticos naturais de baixas frequências chamados campos magnetotelúricos.

Sismica Rasa

Sismica Rasa

Seu principio de funcionamento consiste na técnica de reflexão sismica, tendo a possibilidade do arranjo ser escravizado ao casco do navio, opera em frequência mais elevada que a convencional, com frequências entre 3.5 e 12Khz, bem como sua taxa de amostragem.

Sísmica Multicanal

Sísmica Multicanal

A sísmica multicanal consiste na captação (através de vários canais distribuídos na superfície) da reflexão de ondas sísmicas oriundas de uma fonte, geralmente impulsiva.

Gravimetria

Gravimetria

Método geofísico que tem como principio básico as leis da gravitação universal, usado para inferir a densidade de corpos em subsuperficie através de inversão e modelagem direta dos dados da aceleração gravitacional local.