Curso sobre interpretação de dados sísmicos
O Centro de Desenvolvimento Tecnológico (Cedes/CPRM) realizará nas suas dependências (Avenida Pasteur, 404, na Urca - Rio de Janeiro) , entre os dias 26 a 28 de abril, o primeiro módulo do curso em “Interpretação de Dados Sísmicos”, visando introduzir o usuário em SeisVision, ferramenta do Geographix, que permite a administração, análise e interpretação de dados sísmicos.
O gerente do Cedes, Ciro Jorge Appi, explica que a missão do órgão é a difusão de tecnologias e capacitação de pessoal. Nesse intuito vem articulando ações junto às instituições financiadoras de P&D; para a obtenção de recursos ou participação em programas/projetos inerentes ao desenvolvimento científico e tecnológico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Em especial as ações relacionadas ao estudo de bacias sedimentares, preenchendo a lacuna existente e a alta demanda.
Segundo o assessor da presidência da CPRM, Irineu Capeletti, a aquisição e domínio dessa ferramenta possibilitará a participação da instituição em projetos de estudos de bacias sedimentares. O software, que é muito utilizado por companhias de petróleo, também permite o aprofundamento nas pesquisas geofísicas, precisamente na área de sísmica e principalmente aprimora a interpretação geológica de subsuperfície.
Ministrado por especialistas, o curso completo terá três módulos, cujo foco é introduzir no usuário a ferramenta SeisVision, do software Geographix. Os participantes terão lições práticas com dados 2D (Demo e da CPRM), técnicas de interpretação em estudos estratigráficos e estruturais. Dados geológicos e sismográficos serão incorporados na interpretação por meio de robusta integração entre Seis Vision e os demais aplicativos do Geographix.
Dentre os tópicos do curso constam: introdução às ferramentas e fluxos de trabalho do Seisvision; data management de projetos no Seis Vision; importação de dados cartográficos, dados SEG-Y 2D, blocos ou poços de diferentes fontes; interpretação de dados sísmicos, horizontes, falhas e de poços; visualização de seções sísmicas verticais e horizontais; ajustamento de datums, amplitudes e fases para balanceamento de dados sísmicos; cálculo de velocidades; e mapeamento de horizontes e falhas.
Rede Carvão MCT/CNPq
Este curso é fruto da associação do Cedes/CPRM com a Rede de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Carvão Mineral, “Rede Carvão”, com o objetivo de instrumentar ações integradas e sinérgicas para gerar conhecimento, tecnologia e inovação como forma de dar suporte à cadeia produtiva do carvão mineral com vistas ao uso sustentável do carvão nacional. Fazem parte deste projeto diversas universidades, empresas, companhias e centros de pesquisa do Brasil.
Interpretação sísmica estrutural e estratigráfica
Seção transversal do SeisVision