logo
  • Ies Brazil

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

Acústica Submersa fará simpósio internacional no Rio de Janeiro

 

Acústica Submersa fará simpósio internacional no Rio de Janeiro

Será realizado de 24 a 26 de julho, no Rio de Janeiro, o Rio Acoustics 2013, o primeiro simpósio internacional de geociências sobre acústica submersa realizado no Brasil. 

O evento é promovido pelo IEEE/OES (Institute of Electrical and Electronics Engineers/Oceanic Engineering Society) e será aberto a qualquer pessoa envolvida nos diferentes campos das geociências submersas. De acordo com os organizadores, há expectativa da presença de aproximadamente 140 participantes vindos tanto de universidades, institutos de pesquisas como de companhias privadas. 

Até o momento, segundo o O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (IPT-SP), coordenador do Programa Técnico, 56 resumos de oito países (entre eles Alemanha, Reino Unido, França, Noruega, México, Itália e EUA, além do Brasil) já foram submetidos para apreciação do comitê. 

O prazo para entrega de trabalhos vai até 16 de maio.

“Os tópicos variam desde projetos para engenharia e meio ambiente de levantamento de sítios geológicos até a pesquisa da crosta polimetálica marinha. Também serão apresentados trabalhos de companhias como a Petrobras, Caris, Edgetech, IXBlue, Kongsberg entre outras, acerca de equipamentos, desenvolvimento de tecnologias e estudo de casos”, complementou LAPS.

Geofísica de Águas Rasas

A escolha do Rio de Janeiro para sediar o primeiro simpósio deste tema surgiu durante o 12º Congresso Internacional da SBGf, realizado no Rio de Janeiro, em 2011. Naquela ocasião, foi criada uma sessão especial chamada Geofísica de Águas Rasas quando, pela primeira vez, foi possível reunir um número razoável de pessoas que lidavam exclusivamente com as técnicas de sensoriamento remoto acústico do leito marinho. 

“O grande interesse dos participantes indicou a necessidade da realização de um evento mais específico, para discutir um espectro mais amplo de aplicações e com um conteúdo mais forte sobre equipamentos de companhias de aquisição. O Rio de Janeiro foi escolhido principalmente porque um dos maiores objetivos do simpósio é dar início a uma rede de relacionamentos profissionais especializada nesta área na América do Sul. Esse tipo de network está bem desenvolvido na Europa, Ásia e América do Norte”, explicou o O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (Universidade Federal Fluminense - UFF), que dividirá a presidência do Rio Acoustic 2013 com o O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (Université Libre de Bruxelles - ULB, Institute of Electrical and Electronics Engineers/Oceanic Engineering - Society - IEEE/OES). 

Chairmen

O prof. Arthur Ayres leciona geofísica marinha e geoacústica na Universidade Federal Fluminense, em Niterói/RJ. O prof. Jean-Pierre Hermand é vinculado à Brussels Free University e participa de diversos comitês da IEEE e é muito ativo dentro da sociedade. Eles se encontraram em 2011, no Congresso Internacional da SBGf, no Rio de Janeiro e participam de um projeto comum que envolve as duas universidades. Estas assinaram um acordo de cooperação em 2012 que permitirá o desenvolvimento de projetos de pesquisa e intercambio técnico em diversos níveis. O simpósio será a primeira atividade gerada pelo acordo. 

Serviço

Evento: RIO Acoustics 2013 e IEEE/OES Acoustics in Underwater Geosciences Symposium
Data: 24 a 26 de julho de 2013
Local: Centro Empresarial, Praia de Botafogo 228, Botafogo, Rio de Janeiro

Para ver o programa técnico clique aqui 

12/04/2013

 


Últimas notícias

As mais lidas