logo
  • Ies Brazil

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

Simpósio nacional sobre mineração debate o setor no Amazonas

Simpósio nacional sobre mineração debate o setor no Amazonas

A produção da liga de nióbio, tântalo e ferro pela Mineração Taboca, localizada na mina do Pitinga, no município de Presidente Figueiredo - a 107 quilômetros de Manaus -, será um dos temas em debate do V Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral, que acontece no período de 20 a 23 de maio, em Ouro Preto (MG).

A Secretaria de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (Semgrh) vai apresentar um panorama sobre as ações que vem sendo desenvolvidas, para dar o suporte a estruturação da atividade mineral no estado, de forma planejada tendo como foco a sustentabilidade.

De acordo com o secretário de Mineração, Daniel Nava, hoje a Mina do Pitinga é o maior produtor brasileiro da liga de nióbio e tântalo, além de abrigar uma das maiores reservas brasileiros de terras raras, minerais estratégicos para indústria nacional que é totalmente dependente da importação que vem da China, país que controla a produção no mundo.

Segundo o secretário, o governo do estado estuda a viabilidade de implantação de novo projeto no Pitinga para exploração de terras raras e outros recursos minerais existentes na Mina. Nava explica que o Amazonas trabalha também para trazer para o Estado a planta da mineradora de beneficiamento de estanho, que hoje está instalada em São Paulo, o que encarece o custo da produção brasileira de cassiterita.

"O estado do Amazonas desponta como principal produtor dessa liga, que representa a verticalização da produção mineral. Infelizmente hoje toda a produção da liga de nióbio e tântalo do Pitinga vai para fora do estado e depois retorna para as indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM), em forma de componentes", analisa o secretário Daniel Nava.

O titular da Semgrh será o coordenador da mesa de debates sobre "o potencial nacional de terras raras, vanádio, cromo, tálio e tântalo". Nesta discussão, o projeto Pitinga será apresentado pelo técnico da Mineração Taboca, Mauricio Dutra e Mello Garcia.

Paralelamente ao V Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral, Nava também participará de uma reunião com todos os secretários e dirigentes de órgãos públicos estaduais do setor mineral, coordenada pelo Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Cláudio Sclaiar.

A Crítica - 18/05/2012 - Manaus

Últimas notícias

As mais lidas