logo

Navegue por tags

academia AGU 2010 aquisição concurso congressos divulgação EAGE empregos ensino exploração EXPOGEF 2009 geociências geologia IAG-USP mercado mineraçao pesquisa petróleo pré-sal press-release SBGF SEG sísmica software tecnologia

+ All tags

Enquete

As matérias publicadas pelo portal Geofísica Brasil deveriam estar disponíveis para ...
 

"Estamos preparando um evento de alto nível técnico, trazendo os melhores de cada área e quem vier ao Simpósio vai poder debater com pessoas que fazem diferença, levando informações e conteúdos de ponta sobre as atividades desenvolvidas em várias partes do mundo," afirmou a Profa. Adalene Silva (UnB), secretária da Divisão Centro-Oeste da SBGf e membro do comitê organizador do encontro.
Além dos quatro minicursos que serão realizados no primeiro dia e que estão divulgados no mini-site do Simpósio (clique aqui), no segundo dia ocorrerão três sessões paralelas, respectivamente, sobre Exploração Mineral, Óleo e Gás e Geofísica Rasa.

Na sala dedicada à Exploração Mineral haverá um fórum sobre Aerogeofísica seguido por uma mesa redonda sobre o estado da arte dos principais métodos geofísicos aplicados à Exploração Mineral. Neste mesmo espaço, estão previstas palestras sobre aplicação de dados aerogeofísicos para mapeamento geológico e evolução crustal, ou seja, o emprego da geofísica com fins de mapeamento regional. Outras sessões discutirão os avanços da geofísica para exploração mineral ( Greenfield x Brownfield) e como a geofísica tem contribuído para a descoberta de novos depósitos minerais. Confirmadas também as palestras de profissionais experientes como Dr. Alan King, da Vale Inco, e o Dr. Luiz Braga, da Fugro Geomagnetics, além de outras boas surpresas.

Paralelamente, na sala de Óleo e Gás, serão realizadas sessões sobre exploração do pré-sal e sobre inversão conjunta de dados e modelagem sísmica e também sobre a integração de métodos não-sísmicos. Está sendo organizado um workshop sobre propriedades físicas de rocha. Já no espaço da Geofísica Rasa, está em preparação uma sessão sobre Geofísica Forense e Arqueológica que apresentará o estado da arte sobre essa área no Brasil e a integração com áreas correlatas e os diversos setores da sociedade. Em sessão paralela, a comunidade da Geofísica Marinha dividirá espaço com especialistas em Geofísica que trabalham em barragens , rios e lagos.

Ao final de cada tarde, após um coffee break, as três salas serão unificadas para que todos os participantes assistam palestras especiais. Entre elas, está a do Dr. Misac Nabighian, expert em geofísica aplicada à exploração mineral, que falará sobre as fronteiras tecnológicas em sua área de atuação. Confirmada também a palestra de De Hua Han, professor da Universidade do Texas e especialista de renome internacional na área de Petrofísica. No terceiro dia os participantes serão brindados com a palestra de um dos maiores especialistas em métodos eletromagéticos no domínio do tempo, o Dr. David Fitterman (MIT).

Poster com vista panorâmica

Outro diferencial do IV SimBGf, a ser realizado na capital federal, serão as sessões posters previstas para acontecer ao cair da tarde num salão com vista panorâmica para o Lago Paranoá do Hotel Golden Tulip Brasília. Nesse momento não haverá sessões paralelas o que permitirá concentrar todos os participantes no mesmo local.

"A expectativa de participação aumenta conforme o tempo passa. Várias confirmações de profissionais de empresas e de membros do meio acadêmico estão nos surpreendendo positivamente," afirmou a Profa. Roberta Vidotti (UnB), da comissão organizadora. Segundo ela, a participação maciça de estudantes brasilienses também será outro ponto forte do Simpósio. Apenas da Universidade de Brasilia deverão vir alunos de duas pós-graduações (Geologia e Geociências Aplicadas), além dos matriculados no curso de Graduação em Geologia e o de Geofísica da UnB, este último criado no ano passado.

Estudantes de outros estados, como o Rio Grande do Sul, também já confirmaram. "Estamos com bastante expectativa com relação ao simpósio e pretendemos apresentar nossos primeiros sete trabalhos feitos por alunos da Graduação em Geofísica da própria Unipampa," informou o diretor do Campus de Caçapava do Sul, professor Maxmilian Fries.

O local do evento será o hotel Royal Tulip Brasília Alvorada com sua arquitetura luxuosa e cosmopolita, assinada por Ruy Ohtake, situado às margens do Lago Paranoá, na Asa Norte, ao lado da residência oficial do Presidente da República, o Palácio da Alvorada.