logo
  • Ies Brazil

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

Congresso divulga potencialidades minerais de Moçambique

Congresso de geologia divulga potencialidades minerais de Moçambique

A cidade de Maputo acolhe, a partir da quarta-feira (21/11) da próxima semana, o 1º Congresso de Geologia de Moçambique, um evento que pretende divulgar as potencialidades minerais existentes no país, através da apresentação e exposição de trabalhos científicos da área geológica mineira.

Trata-se de um encontro que vai decorrer de 21 a 24 de Novembro e que tem como objectivo, para além de divulgar as potencialidades e os trabalhos científicos desta área, promover as geociências e criar oportunidades para o estabelecimento de contactos, parcerias e interacção entre os geocientistas e outros intervenientes.

Falando em Maputo, numa conferência de imprensa, que tinha em vista fazer o lançamento do evento, o presidente da Associação dos Geólogos Minerais de Moçambique, Daud Jamal, explicou que o país tem assistido, nos últimos anos, grandes desenvolvimentos geológicos e de recursos minerais, fruto do trabalho de cientistas moçambicanos e estrangeiros e que importa divulgar, para permitir a atracção de mais investimentos para o sector. Salientou que, até ontem, estavam escritos 250 delegados nacionais e estrangeiros para participar no evento.

Em termos de temas, o encontro, que inclui visita de campo, no quarto dia, vai abordar matérias tais como Cartografia e Geologia Precâmbico, Bacias Sedimentares, Recursos Minerais, Geofísica e Recursos Hídricos, Mudanças Climáticas e Ambiente.

Jamal referiu que estes temas são todos importantes e relacionados com o movimento que se vive no país, de corrida de grandes descobertas de recursos naturais tais como gás, carvão mineral, entre outros. Num outro desenvolvimento, falando da questão dos recursos humanos, a fonte referiu que nos últimos 20 anos, o país formou muitos geólogos, alguns dos quais encontram-se a frente dos grandes projectos e companhias de exploração mineira que se encontram no país. Disse, por exemplo, que a sua agremiação conta com 150 associados, dos quais cerca de 120 foram formados no país e maior parte deles está envolvidos em projectos de pesquisa e exploração mineira em curso.

Costa Júnior, geólogo e director do Museu Nacional de Geologia, explicou que o país ainda tem um enorme desafio de pesquisar e fazer a devida divulgação da cartografia e geologia do país.

"A geologia moçambicana ainda não é suficientemente conhecida, por isso há um desafio enorme que é de fazer a inventariação de toda a área geológica e divulgá-la. Neste momento a inventariação é feita por empresas privadas através de licenças de pesquisa e prospecção de minerais", disse.

O 1º Congresso de Geologia de Moçambique tem como lema "Geologia para o desenvolvimento de Moçambique" e é organizado pela Associação Geológica Mineira de Moçambique, em parceria com o Ministério dos Recursos Minerais, o Museu Nacional de Geologia e o Departamento de Geologia da Universidade Eduardo Mondlane.

Diário de Moçambique - 15/11/2012

Últimas notícias

As mais lidas