logo
  • Ies Brazil

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

CPRM apresentará mais de 160 pesquisas

CPRM apresentará mais de 160 pesquisas

Durante a semana de 30/9 a 5/10, Santos (SP) vai reunir mais de 4 mil pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos, lideranças políticas, empresários do setor mineral, petrolífero, de recursos hídricos no 46º Congresso Brasileiro de Geologia. O evento, que recebeu mais de dois mil trabalhos inscritos, vai reunir delegações de 21 países.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), do Ministério de Minas e Energia, será representado por cerca 200 pesquisadores que irão apresentar 167 pesquisas técnico-científicas, sobre 12 áreas temáticas: mapeamento geológico-geotécnico em municípios críticos com relação a riscos geológicos; implementação da recuperação ambiental da bacia carbonífera de Santa Catarina; produção laboratorial de análises minerais; informações de alerta de cheias e inundações; levantamentos geoquímicos; avaliação dos recursos não vivos da zona econômica exclusiva; levantamento da geodiversidade; levantamentos aerogeofísicos; gestão da informação geológica; avaliação dos recursos minerais do Brasil; levantamentos hidrogeológicos; e levantamentos geológicos. Os pesquisadores são de diferentes regiões do país, entre eles, Rio de Janeiro, Teresina, Porto Velho, Belém, Belo Horizonte, São Paulo, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Salvador, Recife e Fortaleza.

Na pauta do evento, o bem-estar alcançado pelo homem que sempre envolveu o uso dos recursos naturais, como minérios, petróleo, gás e água. O tema do Congresso é "Gerir os recursos naturais para gerar recursos sociais". A proposta é reconhecer a importância da geologia e das outras faces das ciências da terra para a descoberta e uso conservativo dos recursos naturais, a fim de alcançar um equilíbrio entre necessidades e possibilidades do ambiente que nos cerca.O evento acontecerá junto ao 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa. Na ocasião serão apresentados mais de 2 mil trabalhos.

A CPRM também participará por meio do estande Presença e Participação Governamental, em parceria com Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Entre alguns nomes de destaque com participação garantida no Congresso estão o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, Mario Rui Machado Leite, diretor do Laboratório de Geologia e Minas de Portugal (Serviço Geológico de Portugal), e Mario Carminatti, gerente executivo de Exploração da Petrobras. Destacam-se ainda as participações de Ulrich Anton Glasmacher, da Universidade de Heidelberg e Hans-Peter Bunge, da Universidade de Munich, além de Stephen F. Lintner, consultor sênior do World Bank.

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva receberá a medalha Pandiá Calógeras, prêmio concedido pela Sociedade Brasileira de Geologia, desde 1975, para pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento do setor mineral brasileiro e das ciências geológicas, por meio de ações políticas, sociais ou administrativas.

"O então presidente foi responsável pelo fortalecimento administrativo e funcional do Serviço Geológico Brasileiro, pela modernização do sistema cartorial ligado à pesquisa e exploração mineral, e também por ações inovadoras na gestão territorial com destaque para a prevenção de riscos geotécnicos e maior controle do uso dos recursos hídricos", explicou Fábio Machado, presidente da comissão organizadora do Congresso.

Além de estabelecer pontes entre o mundo acadêmico e o profissional, o 46º Congresso tem como meta discutir os principais assuntos que envolvem as geociências e considerados "carro chefe" no avanço econômico nacional, a exemplo das novas fronteiras de exploração de petróleo e gás, as grandes descobertas de depósitos minerais, principalmente no Norte e no Nordeste do Brasil e os desafios do mercado e cursos de Geologia em todo o país. 

As inscrições e mais informações podem ser encontradas no site.

24/09/2012

Últimas notícias

As mais lidas