logo
  • Ies Brazil

 

Enquete

Gás de Folhelho

Vamos ter uma revolução do gás de folhelho no Brasil?

» Go to poll »
1 Votes left

jVS by www.joomess.de.

Mídias Sociais

FacebookTwitterLinkedin

Brasil sedia Congresso Mundial sobre Mecânica Computacional

Brasil sedia Congresso Mundial sobre Mecânica Computacional

Pela primeira vez no Brasil, o 10º Congresso Mundial de Mecânica Computacional (WCCM 2012) acontece entre os dias 9 e13 de julho, no Hotel Transamérica, em São Paulo.

O evento, que visa a discutir o uso da computação na simulação de eventos naturais, contará com a presença de 2000 palestrantes de mais de 70 países, autoridades nacionais e participação dos maiores pesquisadores e executivos da área no mundo, como os colaboradores do Prêmio Nobel de Física de 2010, Pedro Reis e Eitan Grinspun, do MIT e da Universidade Columbia.

O Congresso abordará temas variados das áreas científicas da Engenharia. Os destaques são as simulações computacionais de tsunamis, de aerodinâmica em aviões e automóveis, de clima e oceanos, de exploração de petróleo em grandes profundidades, de construção de estádios de futebol sustentáveis para a Copa de 2014, de nanotecnologia e da circulação sanguínea no corpo humano para evitar riscos como aneurismas.

"Será um evento riquíssimo em discussões científicas que podem trazer soluções para diferentes problemas de interesse público", resume Paulo Pimenta, professor da Escola Politécnica da USP e presidente do Congresso, completando: "Colocar o Brasil como sede de um congresso respeitado mundialmente pelas suas descobertas é reconhecer o comprometimento e a excelência do país em pesquisa e tecnologia".

Veja os principais destaques do evento:

- Kazuo Kashiyama, PhD em engenharia civil e professor da Universidade de Chuo, Japão. Ele abordará os desafios de prevenir desastres naturais e destacará modelos e simulações computacionais de ondas de Tsunamis com o objetivo de analisar o impacto das ondas em construções e traçar um plano de evacuação que evite perdas humanas.

- Marie Oshima, PhD em engenharia nuclear e professora da Universidade de Tóquio, Japão. Em sua palestra, falará sobre simulação computacional da circulação sanguínea no corpo humano demonstrando sua ligação com as doenças cardiovasculares como aneurisma cerebral e aterosclerose. Por meio de imagens médicas – tomografia computadorizada e ressonância magnética –, aplica-se o modelo geométrico em 3D e descobre-se o fluxo e a pressão do sangue nas veias e, consequentemente, seus efeitos na circulação. Baseado nessas investigações, intervenções médicas poderão ser programadas para evitar doenças.

- Thomas Hughes, PhD e professor de engenharia aeroespacial e mecânica da Universidade do Texas (EUA), que falará sobre análises isogeométricas, apresentando uma solução para que os projetos realizados em CAD sejam facilmente interligados aos aplicativos utilizados pelos arquitetos e engenheiros.

- Kazuo Nishimoto, doutor em engenharia naval e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Ele destacará estudos na exploração de óleo e gás em grandes profundidades e abaixo da camada pré-sal. A força da água e do vento interagindo com dois corpos flutuantes será demonstrada em 3D com simulações computacionais realizadas em uma sala de realidade virtual.

- Charbel Farhat, PhD e professor da Universidade Stanford (EUA) mostrará como simular a interação entre o escoamento de ar e as estruturas de aviões e de carros da Fórmula 1.

A agenda completa das palestras pode ser visualizada no site do evento.

Sobre o WCCM 2012

Data: 9 a 13 de julho de 2012

Horário: das 8h30 às 19h

Local: Hotel Transamérica Av. das Nações Unidas, 18.591 - São Paulo – SP

Clique aqui para mais informações.

Tati's Comunicação e Eventos - 03/07/2012 - Tatiana Vasques

Últimas notícias

As mais lidas