Este foi o tema da palestra que o pesquisador sênior da Norsar Einar Iversen proferiu no dia 12 de maio na sede da SBGf, no Rio de Janeiro. Iversen afirmou que o método de ray tracing pode ser usado de diferentes maneiras e produzir informações úteis para a indústria.
Em sua apresentação, o pesquisador destacou diversas aplicações do método, entre elas a migração em profundidade Kirchhoff, modelagem Kirchhoff, estudos de iluminação para planejamento e avaliação de levantamentos sísmicos, iluminação de estudos de sísmica 4D, aproximação com a petrofísica, análise de dados microssísmicos, melhorias em sistemas geotérmicos e injeção de CO2 em reservatórios marinhos.
Iversen está no Brasil desde dezembro do ano passado a convite do professor Martin Tygel, coordenador do Laboratório de Geofísica Computacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio e financiamento do INCT-GP (Instituto Nacional de Cientica e Tecnologia de Geofísica do Petróleo) CNPQ-MCT.
. Os dois pesquisadores aproveitam a oportunidade para preparar em parceria um novo artigo científico. Além de colaborar na pesquisa, Iversen ministrou palestras e mini-cursos na Unicamp e na UFRN e na UFPA. O pesquisador da Norsar elogiou a infraestrutura da Unicamp e disse que ele e sua família estão apreciando viver no Brasil.
Saiba mais sobre o método nos links abaixo:
Use Ray-Based Modeling Methods to Plan, Analyze and Control Subsalt Imaging
Value of illumination-consistent modeling in time-lapse seismic analysis
Ray Tracing, Finite Difference Combine for Better Modeling
Using a 3D PSDM simulator to facilitate overburden and survey consistent modelling of the 4D seismic response in the Norne field, Offshore Norway.
Closer to real earth in reservoir characterization: a 3D isotropic/anisotropic PSDM simulator.
Resolution and Illumination analyses in PSDM: A ray based approach
Bridging the Gap between Reservoir and Seismic
Improved applicability of ray tracing in seismic acquisition, imaging and interpretation.
Quantitative Seismic Modelling