logo

Enquete

Dia Nacional do Geofísico

Qual data você escolheria​ para ser proclamada​ como o Dia Nacional do Geofísico?

15 de Outubro (Fundação do Observatório Nacional em 1827)
3 de Abril (Proclamação do Ano Internacional da Geofísica pela ONU em 1957)
23 de Junho (Declaração da Antártida como território de livre pesquisa em 1961)
26 de Maio (Fundação do primeiro Departamento de Geofísica no Brasil em 1972)
20 de Novembro (Abertura do 1º Congresso da Sociedade Brasileira de Geofísica em 1989)
» Go to poll »
1 Votes left

Feed RSS

Twitter

UnB insere a Geofísica no Centro-Oeste

Além de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas das geociências, o a primeira edição da Semana de Geofísica da UnB, realizada de 22 a 26 de outubro, ofertou 70 vagas em quatro minicursos e ainda recebeu um público médio de 50 pessoas em cada uma das nove palestras apresentadas. O evento foi promovido pelo Instituto de Geociências da Universidade de Brasília.

A solenidade de abertura contou com a presença do Prof. Dr. Augusto César Bittencourt Pires, fundador do curso de Geofísica na UnB; da Prof. Dra. Adalene Moreira Silva, secretária de Relações Acadêmicas da SBGf; do jornalista Fernando Zaider, editor do site Geofísica Brasil; e do Prof. Dr. Marco Ianniruberto, coordenador do curso de Graduação em Geofísica da UnB. Os convidados protagonizaram uma mesa redonda, cujo tema central era a regulamentação da profissão de geofísico e suas perspectivas de mercado.

A palestra inaugural foi ministrada no segundo dia do evento pelo prof. Pires, que abordou o tema da 'Integração Geoquímica-Geofísica para a Exploração Mineral no Brasil'. Em seguida foi a vez do prof. Dr. José Eduardo P. Soares (LabLitos/UnB) brindar o público com uma apresentação de resultados de linhas sísmicas de refração profunda para mapeamento da estrutura crustal do Nordeste do Brasil.

No terceiro dia, o prof. Vagner Elis (IAG/USP) apresentou diversos resultados de métodos geofísicos aplicados ao estudo ambiental, em especial àqueles relacionados à caracterização de contaminantes em subsuperfície. No mesmo dia, a presidente da Phygeo, Amanda Rocha, fez uma palestra apresentando a estrutura e o portfólio desta empresa júnior. Diversos alunos, em especial os calouros, demonstraram interesse em fazer parte dessa atividade empresarial.

A Mostra de Sismologia, apresentada pelo Prof. Dr. George Sand (OBSIS/UnB) ocorreu na sequência, no Observatório Sismológico da UnB. Na ocasião, foi dado destaque à exposição de fotos do último grande sismo do Japão (8.9 graus na escala Richter, em 11/03/2011). Houve ainda a apresentação de maquetes e simuladores, além de uma estação sismográfica tri-axial, adquirindo dados em tempo real.

O perito criminal da policia federal Dr. Marcelo Blum empolgou o público presente ao quarto dia do evento com uma palestra sobre a aplicação da Geofísica nos estudos forenses relacionados à busca de vestígios da Guerrilha do Araguaia. Em seguida, foi a vez do Prof. Dr. Marcelo Assumpção (IAG-USP), considerado um dos melhores sismólogos do mundo, ministrar uma palestra sobre o mapeamento da estrutura crustal do Brasil.

O último dia de palestras, direcionado às empresas privadas, teve o auditório lotado. O italiano Gian Maria Iacobone, gerente de Exploração da SAIPEM (empresa do grupo multinacional italiano ENI), que mostrou ao público como a sua empresa aplica a geofísica no contexto offshore.

Por sua vez, o geofísico MsC. Rinaldo Moreira Marques, gerente da empresa brasileira GEOPESQUISA, apresentou a palestra de encerramento da I Semana de Geofísica da UnB. Ele falou da importância do geofísico nas diversas etapas dos projetos e contou como a sua empresa atua no mercado de geofísica aplicada à geotecnia.

Durante a semana, no período matutino, foram realizados quatro minicursos: Geofísica Aquática (Dr. Marco Ianniruberto) – 15 vagas; Tópicos em ArcGis (Msc. Paulo H. Junker Menezes) – 15 vagas; Tópicos em Geosoft (Dra. Monica G. Von Huelsen) – 20 vagas e Geofísica Forense (Dr. Marcelo Blum) – 20 vagas.

Responsabilidade social

Além do aspecto técnico, a I Semana de Geofísica da UnB ainda demonstrou sensibilidade social. Durante o evento foram arrecadados cerca de 200 kg de alimentos não perecíveis, que foram doados ao Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, situado na cidade de Sobradinho/DF.

"A I Semana de Geofísica da UnB foi um sucesso, mostrando que nasce para se consolidar como um evento anual no calendário dos profissionais e estudantes de geociências do Centro Oeste do Brasil", destacou o Prof. Dr. Welitom Borges, coordenador do evento.

09/11/2012

Últimas notícias

As mais lidas